Recenseamento Agrícola suspenso pelo INE

Recenseamento Agrícola suspenso pelo INE

O Instituto Nacional de Estatística (INE) decidiu suspender “até ao final do mês de abril, com reavaliação da situação até essa data”, todas as entrevistas presenciais respeitantes ao Recenseamento Agrícola que estava a decorrer, devido à COVID-19.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) decidiu suspender “até ao final do mês de abril, com reavaliação da situação até essa data”, as entrevistas presenciais respeitantes ao Recenseamento Agrícola que estava a decorrer, devido à COVID-19.

A decisão prende-se com o “risco para ambos, entrevistadores e respondentes recenseamento agrícola”, decorrente da pandemia da COVID-19, revelou o INE.

“No cumprimento da sua missão, enquanto principal autoridade estatística nacional produtora de estatísticas oficiais, o INE efetua inquéritos a famílias, empresas e a outras entidades. Nas atuais circunstâncias, o INE decidiu suspender até ao final do mês de abril, com reavaliação da situação até essa data, as entrevistas presenciais, i.e, que envolvem contatos diretos com os cidadãos, devido ao risco para ambos, entrevistadores e respondentes”, lê-se no comunicado divulgado no site do Instituto.

Será mantida a inquirição por via telefónica ou via internet, para a qual o INE apela “à boa colaboração dos inquiridos”.

Internamente, “o INE está a reorganizar-se no sentido de procurar assegurar a produção estatística oficial”.

Por outro lado, e relativamente ao calendário de divulgação estatística publicado no Portal das Estatísticas Oficiais, o INE alerta que “é possível que venham a observar-se alterações, para as quais o INE solicita desde já a compreensão dos cidadãos e comunicação social”.

TERESA SILVEIRA – [email protected], 26/03/2020

O artigo foi publicado originalmente em Vida Económica.

Comente este artigo
Anterior Covid-19: Agricultores pedem que pagamentos da PAC sejam antecipados
Próximo How Stone Age humans unlocked the glucose in plants

Artigos relacionados

Comunicados

IFAP: Declarações de existências de suínos

[Fonte: IFAP]
Irá estar disponível no Portal do IFAP, a partir do dia 1 de dezembro, […]

Nacional

Objetivos climáticos da UE implicam reforço financeiro – Governo

A ministra da Agricultura defendeu hoje que Portugal é dos países que mais contribui para a ambição climática e ambiental, notando que estes objetivos da União Europeia, […]

Dossiers

Portugal deverá ter mais de 500 guardas-florestais até final do mandato – Eduardo Cabrita

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse hoje que Portugal deverá ter mais de 500 guardas-florestais da Guarda Nacional Republicana (GNR) até ao final do mandato […]