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– 07-11-2003 |
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Publicidade : Anunciantes imp�em mais rigor na promo��o de bebidas alco�licasLisboa, 06 Nov "O ajustamento do c�digo de conduta da comunica��o das bebidas alco�licas foi baseado na introdu��o de san��es que seráo aplicadas a quem não respeitar devidamente as normas do c�digo", afirmou o respons�vel. O processo � iniciado com um aviso pr�vio, que pode ser interpretado como um "cart�o amarelo", dando assim a oportunidade ao anunciante de fazer as devidas altera��es nas campanhas e ac��es de promo��o do produto, explicou Barata Sim�es. "Se a situa��o se mantiver, � feita uma den�ncia pública dos avisos anteriores e a empresa � expulsa da lista de subscritores do c�digo", admitiu. O c�digo de conduta da comunica��o das bebidas alco�licas defende, entre outros aspectos, o uso de mensagens educativas sobre o consumo de bebidas com teor alco�lico nas campanhas publicit�rias veiculadas nos meios de comunica��o. Mensagens essas que devem figurar sempre no an�ncio de uma empresa que tenha apoiado o c�digo de conduta. "Por vezes o uso da frase que promove o consumo moderado de �lcool � feito através de uma interpreta��o muito t�mida e quase impercept�vel, seja por causa das imagens de fundo, do tipo de letra ou das cores utilizadas no an�ncio, que ocultam a frase", acrescentou � Lusa Barata Sim�es, � margem das 14� Jornadas T�cnicas da Associa��o Portuguesa de Anunciantes. A reformula��o do c�digo de conduta contou com cerca de 34 subscritores entre os quais se encontram as empresas Bacardi Martini Portugal, Sogrape, Diageo, Cervejas Cintra e várias associa��es representativas do sector de bebidas. Ainda sem data para divulga��o, a Associa��o Portuguesa de Anunciantes está a preparar outros c�digos de conduta que visam as tem�ticas da alimenta��o, obesidade e das crian�as e a sua rela��o com a publicidade. Todos os documentos estáo, de acordo com o respons�vel, � espera da concretização de directivas europeias.
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