Propagação in vitro de espécies vegetais em Workshop na ESACB – 20 de maio – Castelo Branco

Propagação in vitro de espécies vegetais em Workshop na ESACB – 20 de maio – Castelo Branco

O workshop “Propagação in vitro de Espécies Vegetais” que vai realizar-se a 20 de maio na Escola Superior Agrária de Castelo Branco, integra o Dia Internacional do Fascínio das Plantas e pretende contribuir para o conhecimento de metodologias de propagação de plantas em condições in vitro, utilizando meios de cultura de formulação definida, mantendo as culturas em condições assépticas e em ambiente controlado.

Agendado para 20 de maio, entre as 9h 30m e as 18h, realiza-se no Laboratório de Biologia da Escola Superior Agrária de Castelo Branco e no Laboratório de Micropropagação do Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior.

Na componente teórica do Módulo I (Micropropagaçã) incluem-se conceitos gerais e fundamentos da micropropagação; vantagens e desvantagens da técnica de propagação e fases da micropropagação. Já a componente prática contempla a aplicação prática em fase de estabelecimento e multiplicação de espécies vegetais.

Na componente prática do Módulo II (Biorreatores) serão propostos conceitos básicos aplicados a cultura de tecidos vegetais e aos biorreatores de imersão temporária; apresentação teórica e conceptual dos modelos de biorreatores e Apresentação teórica de aplicações práticas dos biorreatores. Já a parte prática incide sobre Partes de constituintes do biorreator; lavagem e esterilização; metodologia de trabalho com biorreatores em câmara de fluxo laminar; repicagem de explantes e inoculação em biorreatores; programação do sistema automatizado de imersão e aeração dos biorreatores e cionamento funcional dos biorreatores em sala de cultivo.

Este workshop tem como público-alvo os alunos do ensino secundário, ensino superior, bem como público em geral interessado na área da micropropagação.

As inscrições estão abertas aqui até 10 de maio.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Anterior APROLEP levou propostas ao Ministério da Agricultura para vencer a crise do leite em Portugal
Próximo Estão abertas as candidaturas ao Prémio Porco d’Ouro Zoetis Inovação

Artigos relacionados

Últimas

Pequeno-almoço Jurídico: Otimização do Investimento – 06 de Julho 2017 – Évora

Depois de três bem-sucedidas sessões em Beja, Elvas e Ferreira do Alentejo, o quarto e último “Pequeno-almoço Jurídico” realiza-se já no próximo dia 6 de Julho, […]

Últimas

Palestra: “As conversas são como os mirtilos” – 29 de junho – Sever do Vouga

Na tarde do próximo dia 29 de junho, a Revista Voz do Campo em parceria com a AGIM e o Município de Sever do Vouga, […]

Eventos

II Jornadas Técnicas das Prunóideas a 20 de Novembro – Covilhã

A Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, recebe, a 20 de Novembro, a segunda edição das Jornadas Técnicas das Prunóideas. […]