O workshop “Propagação in vitro de Espécies Vegetais” que vai realizar-se a 20 de maio na Escola Superior Agrária de Castelo Branco, integra o Dia Internacional do Fascínio das Plantas e pretende contribuir para o conhecimento de metodologias de propagação de plantas em condições in vitro, utilizando meios de cultura de formulação definida, mantendo as culturas em condições assépticas e em ambiente controlado.
Agendado para 20 de maio, entre as 9h 30m e as 18h, realiza-se no Laboratório de Biologia da Escola Superior Agrária de Castelo Branco e no Laboratório de Micropropagação do Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior.
Na componente teórica do Módulo I (Micropropagaçã) incluem-se conceitos gerais e fundamentos da micropropagação; vantagens e desvantagens da técnica de propagação e fases da micropropagação. Já a componente prática contempla a aplicação prática em fase de estabelecimento e multiplicação de espécies vegetais.
Na componente prática do Módulo II (Biorreatores) serão propostos conceitos básicos aplicados a cultura de tecidos vegetais e aos biorreatores de imersão temporária; apresentação teórica e conceptual dos modelos de biorreatores e Apresentação teórica de aplicações práticas dos biorreatores. Já a parte prática incide sobre Partes de constituintes do biorreator; lavagem e esterilização; metodologia de trabalho com biorreatores em câmara de fluxo laminar; repicagem de explantes e inoculação em biorreatores; programação do sistema automatizado de imersão e aeração dos biorreatores e cionamento funcional dos biorreatores em sala de cultivo.
Este workshop tem como público-alvo os alunos do ensino secundário, ensino superior, bem como público em geral interessado na área da micropropagação.
As inscrições estão abertas aqui até 10 de maio.