Promo��o dos vinhos portugueses no estrangeiro com nova marca Wines of Portugal � uma iniciativa que vai contribuir para o aumento do valor das exporta��es de vinho portugu�s em 10%
Com o intuito de promover os vinhos nacionais nos mercados estrangeiros e alavancar as exporta��es, foi hoje apresentada pelo Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas a nova marca Vinhos de Portugal / Wines of Portugal.
Trata-se do maior esfor�o realizado até hoje na promo��o dos vinhos portugueses que durante 4 anos tem alocados apoios no montante de 50 milhões de euros. A nova marca tem como meta contribuir para o aumento do valor das exporta��es em 10%, no prazo de 5 anos.
A criação desta marca partiu da necessidade, identificada pelo sector vitivin�cola e confirmada por v�rios estudos realizados no estrangeiro, de apoio na promo��o dos vinhos portugueses nos mercados internacionais, como forma de estimular a exportação e a competitividade do produto nacional.
Foi reconhecida a import�ncia da criação de uma marca umbrella forte, capaz de transmitir uma imagem relevante e sustentada dos vinhos portugueses, com o intuito de aumentar a notoriedade do país como produtor e de enaltecer a qualidade do produto vin�cola nacional, tendo como base os produtos Premium e Super Premium.
Desenvolvida pela Brandia Central, a marca Vinhos de Portugal / Wines of Portugal tem como objectivo comunicar a elevada qualidade e tradi��o dos vinhos nacionais, salientando Também a sua distintividade e originalidade. Para tal, centra-se nos conceitos de Prestágio, Profissionalismo e Portugalidade, refor�ando, simultaneamente, os valores associados aos vinhos portugueses e reflectindo a sua complexidade e autenticidade.
Estas caracterásticas adv�m não s� da diversidade de regi�es, t�rroirs e castas portuguesas, como dos blends multivarietais (que d�o origem a vinhos com uma expressão organol�ptica muito pr�pria e diferenciada do resto do mundo) e do empenho dos criadores na conjuga��o dos saberes tradicionais com as t�cnicas da modernidade. Todos estes factores resultam na criação de vinho complexos e desafiadores, com um car�cter muito pr�prio e sabor marcadamente único.
A concretização deste projecto resulta do trabalho conjunto entre diversas entidades, numa partilha de experi�ncia e vis�es de todo o sector vin�cola, envolvendo o Instituto da Vinha e do Vinho, o Instituto do Vinho do Douro e Porto, a Viniportugal, as Comissões Vitivin�colas Regionais e várias empresas do sector.
Num futuro próximo será implementado um plano de ac��es para a promo��o da marca �Vinhos de Portugal�, que contemplar� um conjunto de iniciativas promocionais consideradas estratégicas para as pr�ximas etapa deste projecto, como � o caso da realiza��o de campanhas publicit�rias nos mercados considerados priorit�rios, e a criação de um site Também vocacionado para a divulga��o da marca no estrangeiro.
Fonte: IVV
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