|
|
|
|
|
– 10-02-2010 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
Vinho: Angola � o principal mercado externo, Su�cia o que mais cresceuPortugal facturou 600 milhões de euros com a exportação de 2,5 milhões de hectolitros de vinho, em 2009, tendo Angola como principal mercado de destino e Su�cia como o que mais cresceu comparativamente a 2008. Segundo dados do Instituto da Vinha e do Vinho, as exporta��es para Angola cresceram 19 por cento em 2009 face ao ano anterior, sendo este o principal mercado em termos de valor das vendas. No terceiro trimestre de 2009, foram exportados para aquele país africano 332 mil hectolitros de vinho, representando uma factura��o de 40 milhões de euros e 22 por cento das exporta��es totais nesse período. A Su�cia destaca-se como mercado emergente, face ao crescimento de 87 por cento no volume de vendas entre 2008 e 2009. O peso das exporta��es para este país passou de 1,2 para 2,9 por cento. Com um aumento de 44 por cento no valor das vendas, a Su�cia posicionou-se, em 2009, no terceiro lugar dos mercados de exportação no que respeita a este indicador, a seguir a Angola e aos Estados Unidos da Am�rica. Em termos de volume de vendas, os principais países de destino são a Alemanha, Estados Unidos da Am�rica, Canad� e Su��a O vinho do Porto, com 53 por cento do total, continua a ser a principal exportação. A percentagem restante corresponde a vinho com Denomina��o de Origem e Identifica��o Geogr�fica. A procura de vinhos de qualidade tem crescido, registando-se um acr�scimo de 3,1 por cento no volume de vendas dos vinhos de Denomina��o de Origem, que passou de 35,4 por cento em 2008 para 38,5 por cento em 2009. O ministro da Agricultura, Ant�nio Serrano, apresenta hoje a nova marca Vinhos de Portugal, que pretende contribuir para aumentar as exporta��es em 10 por cento nos próximos cinco anos. Fonte: Lusa
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |