O MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação está a liderar o projeto internacional VALMEDALM, que visa valorizar os amendoais mediterrânicos através do uso de estratégias integradas de cultivo entre culturas.
Em comunicado, o MORE COLAB explica que a iniciativa reúne um consórcio internacional composto por nove entidades de seis países – Portugal, Itália, Croácia, Israel, Egito e Marrocos – e iniciou-se em junho de 2022. A duração total prevista é de 36 meses.
Através da implementação de campos demonstradores nos seis países envolvidos no consórcio, irão ser promovidas estratégias de intercropping e avaliados os impactos destas práticas ao nível da produção, das propriedades nutricionais, da biodiversidade e igualmente na gestão de pragas e infestantes.
Esta proposta terá igualmente um grande foco no desenvolvimento de canais de interação e estratégias de networking direcionados à promoção da formação, transferência de conhecimento e trabalho colaborativo junto de agricultores locais, associações de produtores e pequenas empresas.
“É uma honra para a equipa do MORE CoLAB liderar esta parceria internacional que vai dar resposta aos desafios prementes de adaptação das práticas agrícolas às alterações climáticas através de estratégias sustentáveis para gerar valor económico e social”, afirma o diretor executivo desta associação, Andrey Romanenko.
O projeto VALMEDALM é financiado pela Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT), pelo PRIMA (Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânica), impulsionado pelo programa europeu H2020.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.