Projeto H2020 “SMARTCHAIN”

Projeto H2020 “SMARTCHAIN”

SMARTCHAIN é um projeto de 3 anos, financiado pelo programa Horizonte 2020, que envolve 43 parceiros de 11 países europeus, incluindo os principais intervenientes no domínio das Cadeias curtas de abastecimento alimentar como atores no projeto.

O objetivo central é promover e acelerar a mudança para Cadeias curtas de abastecimento alimentar colaborativas e, através de ações e recomendações concretas, introduzir novos modelos de negócios robustos e soluções práticas inovadoras que aumentem a competitividade e sustentabilidade do sistema agroalimentar europeu.

Utilizando investigação bottom-up, orientada pela procura, o consórcio SMARTCHAIN i) realizará uma análise multi-perspectiva de 18 estudos de caso de cadeias curtas de abastecimento alimentar em termos de factores tecnológicos, regulamentares, sociais, económicos e ambientais, ii) avaliará as ligações e interacções entre todos os intervenientes envolvidos em cadeias curtas de abastecimento alimentar e iii) identificará os parâmetros-chave que influenciam a produção alimentar sustentável e o desenvolvimento rural entre as diferentes regiões da Europa.
O projecto visa estabelecer 9 comunidades nacionais de cadeias curtas de abastecimento alimentar (Pólos de Inovação e Colaboração) em diferentes países parceiros (França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Holanda, Sérvia, Espanha e Suíça) e um núcleo virtual de inovação, a fim de facilitar o envolvimento das partes interessadas, reunindo agricultores e consumidores num ambiente de confiança que lhes permita gerar inovações impulsionadas pela procura.

O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.

Comente este artigo
Anterior Revista técnica IAAS Portugal: Terra a Terra - 3.ª edição
Próximo Avanza la floración del almendro por las altas temperaturas

Artigos relacionados

Nacional

Projeto Tejo divide agricultores e ambientalistas

[Fonte: SIC Notícias] Uma Investigação SIC sobre um megaprojeto de regadio.

Parte da sociedade civil, de um grupo de empresários, […]

Últimas

Seguro agrícola: Indemnizações de 2 mil milhões em Espanha

Desde 2017 até este momento o volume de indemnizações pago pelo seguro agrícola em Espanha é superior a 2000 milhões de euros. […]

Dossiers

Las almendras de nueva campaña, muy por encima del año anterior

Se mantiene la tendencia alcista en las almendras y ello a pesar de que la cosecha se está generalizando en muchas regiones productoras y también en California donde la sequía ejercerá una fuerte presión en los precios, […]