O projeto Erasmus+ FOODIMPRIV’DERS está atualmente em andamento e tem como objetivo promover a implementação de circuitos curtos de produção e distribuição de alimentos, visando a promoção de práticas sustentáveis na agricultura e reduzir a dependência de cadeias de distribuição de alimentos de longa distância.
Desde setembro de 2020, a Fundação Juana de Vega trabalha no projeto FOODIMPROV’IDERS em colaboração com cinco entidades europeias. Este projeto enquadra-se na chamada Erasmus+ (KA204 Parcerias Estratégicas para a educação de adultos) e tem como principal objetivo ajudar os produtores primários da UE a adquirir conhecimentos e competências para desenvolver modelos de comercialização baseados em circuitos curtos que lhes permitam vender os seus produtos. Estes modelos, intimamente ligados a um território, apresentam inúmeras vantagens, como melhorar o rendimento dos produtores, aumentar o reconhecimento e prestígio do setor alimentar na sociedade, aumentar a satisfação dos consumidores e desempenhar um papel importante nas estratégias de valorização dos os territórios.
Os principais objetivos da conferência que será realizada são apresentar as ferramentas desenvolvidas no projeto para o setor de produção de alimentos e oferecer uma estrutura de diálogo e intercâmbio que promova e fortaleça as iniciativas locais alinhadas com a Agenda 2030 e os objetivos do Green Pacto Europeu.
O objetivo final do projeto é incentivar a implementação de circuitos curtos de alimentação em toda a Europa e promover práticas agrícolas sustentáveis. Com a crescente demanda por alimentos locais e sustentáveis, essas práticas são cruciais para o futuro do setor agrícola.
Data: Quarta-feira, dia 10 de maio de 2023
Local: Coruña
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.