Com a certificação da Ervideira, o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), promovido pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), atingiu a marca de 30 produtores certificados. A CVRA fala numa marca «histórica» e que este resultado «consolida o compromisso do sector vitivinícola alentejano, garantindo que mais de 35% de todo o vinho produzido na região é feito ao abrigo de rigorosos padrões ambientais, sociais e económicos».
Segundo a CVRA, com a integração da Ervideira, «a rede de produtores certificados pelo PSVA passa a abranger a produção de uvas de mais de 5.750 hectares de vinha, área que representa mais de 25% do total de vinha do Alentejo». A entidade salienta também que este selo de produção sustentável é «pioneiro em Portugal no sector vitivinícola» e que o PSVA «garante que mais de um terço da produção regional, num universo global aproximado de 87 milhões de litros de vinho, é já produzida com certificação sustentável».
A Ervideira, casa vitivinícola com raízes no Alentejo que remontam a 1880, «obteve o reconhecimento válido até 2031, após auditoria que confirmou o cumprimento das normas do programa para as vertentes de “Viticultura” e “Adega” com restrição à “produção de origem”», relata a CVRA. A propósito deste anúncio, Luís Sequeira, presidente da CVRA, refere que «A massa crítica encontrada no Alentejo no que respeita à produção sustentável é única em Portugal e uma referência mundial», acrescentando que «o crescimento contínuo do número de produtores certificados reflecte o empenho do sector em adoptar práticas rigorosas em prol da resiliência do próprio território».
Por sua vez, João Barroso, coordenador do PSVA, diz que «atingir a barreira dos 30 produtores certificados é a evidência do elevado e crescente compromisso que o Alentejo tem para com o desenvolvimento sustentável». «Estes resultados demonstram que a sustentabilidade é uma mudança estrutural nas vinhas e adegas, com impacto directo na qualidade do vinho, na preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, na escolha de materiais e embalagens, na gestão optimizada de água e energia, e no fortalecimento socioeconómico da nossa região.»
O PSVA foi criado pela CVRA em 2013 e lançado oficialmente em 2015, «contando hoje com centenas de membros aderentes», indica a CVRA. A entidade explica ainda que o processo de certificação, cujas primeiras atribuições remontam a 2020, é assegurado pelos organismos de certificação parceiros da CVRA através de auditorias anuais exigentes, que avaliam a implementação de 171 critérios no trabalho de campo e na adega.
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.











































