De 2 a 4 de Agosto, a cidade de Trentino, em Itália, acolhe a edição de 2023 da Prognosfruit, conferência internacional dedicada à maçã e à pêra, de periodicidade anual. Este evento é organizado pela Associação Mundial de Maçã e Pêra (WAPA), desta vez em cooperação com a APOT – Associazione Produttori Ortofrutticoli Trentini.
Durante a edição de 2023 da Prognosfruit, como tem sido habitual desde 1976, a WAPA irá divulgar a previsão anual da colheita de maçã e pêra. Segundo a organização, o evento vai servir para os representantes do sector se reunirem para debater a situação no Hemisfério Norte e as perspectivas globais para a maçã e para a pêra.
A propósito do anúncio da realização da Prognosfruit 2023, Philippe Binard, secretário geral da WAPA, recorda que 2022 marcou o regresso aos eventos presenciais, depois de dois anos em formato on-line. «A edição do ano passado lembrou-nos a todos quão importantes a Prognosfruit e o seu programa de três dias são para o sector da maçã e da pêra. A Prognosfruit proporciona aos participantes a oportunidade de se encontrarem e discutirem os últimos desenvolvimentos e o futuro do mercado, o que é especialmente importante em tempos desafiantes como aqueles com que o sector está a lidar actualmente.»
O programa ainda está em elaboração, mas a conferência terá lugar no dia 3 e no dia 4 vão decorrer visitas técnicas – nomeadamente ao armazém subterrâneo da empresa Melinda – e culturais. Já é possível fazer a inscrição, consultar o programa preliminar e obter mais informações, aqui.
Data: 2 a 4 de agosto de 2023
Local: Itália
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.