A Câmara de Proença-a-Nova desenvolveu ações de esclarecimento sobre a adesão às Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP) nas localidades de Fórneas, Malhadal, Penafalcão, Cunqueiros, Corgas, Dáspera e Alvito da Beira.
Em comunicado, a Câmara de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, explicou que o objetivo destas ações “foi esclarecer a população e, em particular os proprietários de terrenos nesta zona, sobre esta temática e as modalidades que estão disponíveis”.
“Nestas áreas pretende-se fazer uma gestão conjunta de todos os terrenos, com o apoio e participação dos proprietários e coordenada por uma entidade gestora com capacidade técnica, de forma a obter uma área mais bem ordenada, bem gerida e mais defendida contra incêndios”, lê-se na nota.
Segundo a autarquia, os proprietários que aderirem a estas áreas têm vários benefícios: apoios para o investimento nas áreas próprias e para a sua manutenção; apoio técnico à gestão; apoios do Fundo Ambiental a 20 anos; possibilidade de delegar a gestão dos terrenos a uma entidade gestora (mantém sempre a titularidade dos prédios) com recebimento de uma renda.
No caso dos proprietários que não pretendam aderir à AIGP, entende-se por não gerir nem implementar a proposta, será executado o arrendamento coercivo com perda de direitos aos apoios, conforme previsto na lei.