O Centro Ciência Viva da Floresta (CCVFloresta) de Proença-a-Nova promove, até 15 de setembro, várias atividades do programa Ciência Viva no Verão em Rede, iniciativa que tem como objetivo levar a ciência à rua durante as férias.
Em comunicado, a Câmara de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, explicou que no concelho, no dia 29, decorre a procura pelos bugalhos na Praia Fluvial do Malhadal.
No mesmo dia, em “Pequenos Monstros e Super-Heróis”, os participantes são convidados a descobrir alguns habitantes do charco do CCVFloresta e a observar à lupa alguns destes minúsculos monstros e super-heróis.
Em agosto decorrem algumas atividades icónicas do Ciência Viva no Verão em Rede, nomeadamente procurar ouro nas Portas do Almourão ou descobrir os segredos do Vale do Almourão. Aprender a fazer pão e queijo fresco está agendado para 22 de agosto, observar o céu noturno acontecerá no dia 25 e descobrir a Buraca da Moura e a Torre de Vigia da Serra das Talhadas será a 26 de agosto.
No mês de setembro, os participantes são convidados a fazer tigelada no dia 4, a descobrir os Segredos do Vale do Almourão no dia 5 e a procurar a biodiversidade na Ribeira do Alvito no dia 8.
O CCVFloresta dinamiza também atividades fora do concelho de Proença-a-Nova, por exemplo em Idanha-a-Nova (dias 30 de julho e 10 de agosto), Oleiros (dia 31 de agosto) e Figueira da Foz (dias 16 de julho e 6 de agosto).