A Câmara Municipal de Vidigueira congratula-se com a aprovação da inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI) da Produção de Vinho de Talha, pela Direção-Geral do Património Cultura(DGPC), conforme despacho de 28 de novembro de 2023, assinado pela subdiretora-geral do Património Cultural Rita Jerónimo, e que em breve será publicado em Diário da República.
Com esta inscrição, a DGPC reconhece a importância da Produção de Vinho de Talha enquanto reflexo da identidade da comunidade envolvente e a sua profundidade histórica e evidente relação com outras práticas inerentes à comunidade.
O pedido de inscrição da manifestação no INPCI foi proposto pela Câmara Municipal de Vidigueira, que encetou o trabalho de investigação para aprofundar o conhecimento sobre a Produção de Vinho de Talha, com o objetivo de inventariação na plataforma MatrizPCI (http://www.matrizpci.dgpc.pt/), onde o público pode ter acesso a toda a documentação.
Trata-se de um passo fundamental na estratégia desenvolvida pela autarquia para o reconhecimento desta prática identitária com a finalidade da sua candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.