Produção de maçã atinge 340 mil toneladas o valor mais alto desde 1986

A produção de maçã deverá atingir as 340 mil toneladas, o valor mais alto desde 1986, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE) no seu Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Outubro de 2019.

A colheita das variedades tardias de maçã ainda estava a decorrer no final do mês de Setembro, com frutos de qualidade (bons calibres e colorações vermelhas e avermelhadas normais).

Os técnicos do INE prevêem aumentos de produção face à campanha anterior nas principais regiões produtoras de maçã, ainda que de forma bastante mais expressiva em Trás-os-Montes (+65%).

As condições meteorológicas favoráveis, a realização atempada das regas e a entrada em plena produção de novos pomares contribuíram para aquela que deverá ser a maior produção de maçã desde 1986, e que deverá rondar as 340 mil toneladas.

Setembro quente e seco

O mês de Setembro caracterizou-se, em termos meteorológicos, como quente e seco. Na primeira quinzena, e na sequência dos dias quentes de final de Agosto, verificou-se uma onda de calor em diversos locais da região Sul do País.

Quanto à precipitação, o valor registado, 19,8mm, corresponde a menos de metade da normal mensal 1971- -2000 (42,1mm), tendo-se observado precipitação superior a 1mm em apenas três dias (16, 17 e 21).

No final de Setembro, e de acordo com o índice meteorológico de seca PDSI, todo o território continental encontrava-se em situação de seca meteorológica, sendo que as classes mais intensas (extrema e severa) estendiam-se por 36,1% do continente (34,9% em Agosto), correspondendo a quase todas as regiões a Sul do Rio Tejo.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Edição de genomas|E se aproveitássemos o seu potencial?
Próximo II Jornadas Técnicas das Prunóideas a 20 de Novembro - Covilhã

Artigos relacionados

Últimas

EU Farm to Fork Strategy: How reasonable is the turmoil predicted by USDA?

We are pleased to welcome this guest post by Dr Yelto Zimmer, who is the coordinator of the agri benchmark Cash Crop Network at the Thünen Institute, […]

Últimas

O fóssil mais antigo de uma cenoura selvagem foi descoberto na ilha da Madeira

Uma equipa de cientistas descobriu a presença de plantas de cenoura selvagem — com caules e folhas gigantes — há cerca de 1,3 milhões […]

Últimas

Biodiversity: MEPs demand binding targets to protect wildlife and humans

An EU Biodiversity Law is needed to set the biodiversity governance framework until 2050, the Environment Committee agreed on Friday.[…]