Previsões agrícolas do INE: boas perspectivas para produções de pomares e vinhas

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 31 de Julho, apontam para aumentos de produtividade, face à campanha anterior, na maioria dos frutos frescos e nas vinhas para vinho.

Na maçã e no pêssego, a floração e o vingamento dos frutos decorreram em condições bastante favoráveis, prevendo os técnicos do INE rendimentos unitários ao nível dos mais elevados das últimas décadas.

Na amêndoa, a entrada em produção das novas plantações também fez aumentar significativamente a produtividade, situação que, provavelmente, deverá repetir-se ao longo das próximas campanhas.

Quanto à vinha, o INE antecipa um aumento de 10% face à vindima de 2018.

Culturas de Primavera/Verão

Nas culturas de Primavera/Verão, prevê-se a manutenção da área semeada de milho para grão, após cinco anos consecutivos de redução.

A colheita de tomate para a indústria começou na última semana de Julho, estimando-se um aumento de produtividade de 10%, com os frutos a apresentarem boa coloração vermelha, valorizada pela indústria.

Também na batata de regadio a variação positiva da produtividade deverá ser na ordem dos 10%, enquanto no girassol será de 5%.

Para o arroz prevê-se a manutenção do rendimento unitário da campanha anterior, com registo de problemas de salinidade nas águas de rega.

Quanto aos cereais de Outono/Inverno, cuja colheita está maioritariamente concluída, a produção deverá ficar abaixo das 200 mil toneladas (-11% que em 2018), acrescentam as previsões agrícolas do INE.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Anterior Altice rasga contrato e desiste de enterrar cabos em zonas de incêndio
Próximo Produção forrageira inferior a um ano normal, diz INE

Artigos relacionados

Nacional

Agricultores afetados pela seca podem reportar situação até 15 de maio

A Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro divulgou um aviso em que defende que, face às atuais condições climatéricas verificadas no país, […]

Últimas

Dominado fogo no cencelho de Penedono em Viseu

De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEP), o fogo teve início às 17:49 de domingo, foi dominado às 02:45 de segunda-feira, […]

Últimas

Falta de água no Alentejo já está num nível preocupante

A Federação dos Agricultores Alentejanos emitiu um Comunicado de Imprensa onde reclama medidas de combate à seca e solicita medidas de apoio de modo a mitigar os prejuízos causados. […]