Previsões agrícolas: Boas perspetivas para as produções de pomares e vinhas – Julho de 2019

Previsões agrícolas: Boas perspetivas para as produções de pomares e vinhas – Julho de 2019

[Fonte: INE] As previsões agrícolas, em 31 de julho, apontam para aumentos de produtividade, face à campanha anterior, na maioria dos frutos frescos e nas vinhas para vinho. Na maçã e no pêssego, a floração e o vingamento dos frutos decorreram em condições bastante favoráveis, prevendo-se rendimentos unitários ao nível dos mais elevados das últimas décadas. Na amêndoa, a entrada em produção das novas plantações também fez aumentar significativamente a produtividade, situação que, provavelmente, deverá repetir-se ao longo das próximas campanhas. Quanto à vinha, antecipa-se um aumento de 10% face à vindima de 2018.

Nas culturas de primavera/verão, prevê-se a manutenção da área semeada de milho para grão, após cinco anos consecutivos de redução. A colheita de tomate para a indústria começou na última semana de julho, estimando-se um aumento de produtividade de 10%, com os frutos a apresentarem boa coloração vermelha, valorizada pela indústria. Também na batata de regadio a variação positiva da produtividade deverá ser na ordem dos 10%, enquanto no girassol será de 5%. Para o arroz prevê-se a manutenção do rendimento unitário da campanha anterior, com registo de problemas de salinidade nas águas de rega.

Quanto aos cereais de outono/inverno, cuja colheita está maioritariamente concluída, a produção deverá ficar abaixo das 200 mil toneladas (-11% que em 2018).

→ Texto integral ←

Comente este artigo
Anterior Condições climáticas atrasam o ciclo cultural do arroz
Próximo Projeto “GrassData” para uma área de cerca de cem mil hectares de teste no Alentejo

Artigos relacionados

Cotações ES

Ya hay precios de almendra de la nueva cosecha en Albacete

[Fonte: Agropopular – Cotações]

Tras varias semanas sin cotización, la Lonja de Albacete ha publicado los primeros precios de almendra de nueva cosecha.
Según fuentes de esta lonja, los precios están más altos que el año pasado, no obstante,  […]

Dossiers

As novas técnicas de melhoramento de plantas e a Europa da inovação

[Fonte: Público]
É preciso reconhecer que a edição com precisão do genoma de plantas é apenas mais um passo na história de melhoramento que temos hoje à nossa mesa.

Por estranho que pareça, o maior desafio da humanidade é o mesmo desde a sua origem: a busca de alimento. […]

Dossiers

Cotações – Coelhos – Informação Semanal – 17 a 23 Junho 2019

[Fonte: Agricultura e Mar – Cotações]
Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
As cotações médias nacionais do coelho, vivo (2,2 a 2,5 Kg) e abatido (1,1 a 1,3 Kg), mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior, […]