Previsão do tempo para a semana 18 – 24 Outubro

Previsão do tempo para a semana 18 – 24 Outubro

“Previsão do tempo para a semana – Tempo adverso a começar a semana, tendência para acalmia a finais da semana.”

—Tempestade atlântica deixará o tempo revolto na 2ª, 3ª e 4ª feira.

A previsão para esta semana aponta para a influencia de uma área complexa de baixas pressões a oeste do território, que deverá enfraquecer lentamente a partir de 5ª feira.

Esperamos assim condições mais adversas na primeira metade da semana, com a passagem de áreas de instabilidade muito activas, com tempo característico de “temporal de sudoeste”.

Até 4ª feira muitos locais poderão superar os 100 litros por metro quadrado de precipitação, mais do que a média de um mês de Outubro normal em apenas 3 ou 4 dias.

Teremos também trovoadas que poderão deixar granizo, rajadas fortes e picos de precipitação significativos.

O vento será intenso, com rajadas máximas superiores a 100km/h em áreas mais expostas, à passagem de linhas de instabilidade mais activas.

O estado do mar também irá agravar-se, com ondas que poderão superar os 5-6m de altura máxima.

As temperaturas irão apresentar-se amenas, com noites notoriamente menos frias e dias um pouco mais abafados nas horas centrais, com valores acima dos 20ºC.

” Temporal de sudoeste, associado a uma tempestade atlântica colocada a oeste do território, deixará muita chuva, vento e trovoadas até 4ª feira, melhoria gradual na 2ª metade da semana. Alivio generalizado da seca! “

Perturbações a sudoeste do território, que deverão enfraquecer gradualmente a partir a segunda metade da semana.

— Melhoria na segunda metade da semana.

A partir de 5ª feira o tempo deverá acalmar um pouco, com as perturbações a perderem intensidade de forma gradual. Teremos ainda alguma precipitação em forma de aguaceiros, mas o sol irá brilhar durante bons intervalos do dia.

As temperaturas tenderão a descer um pouco, especialmente os valores nocturnos. Os dias continuarão agradáveis com valores na casa dos 20ºC ou até mais um pouco em alguns locais.

O vento irá apresentar-se menos intenso.

No entanto, apesar da acalmia do estado do tempo na região de Portugal Continental, esperamos que a agitação marítima se mantenha significativa no litoral ocidental,fruto da passagem de novos sistemas ciclónicos no Atlântico norte.

Massas de ar mais fresco durante a semana.

O artigo foi publicado originalmente em BestWeather.

Veja a previsão do tempo e a melhor altura para pulverizar na nossa página de Meteorologia powered by Syngenta.

Comente este artigo
Anterior Incêndios: Área ardida até sexta-feira 52% abaixo da média dos últimos 10 anos
Próximo Se paran las subidas en los precios del conejo

Artigos relacionados

Sugeridas

Covid-19: Orçamento do Estado utilizado para garantir que agricultura não para – ministra

A ministra da Agricultura vincou hoje, no parlamento, que o Orçamento do Estado está a ser utilizado para garantir que a atividade agrícola não para, […]

Nacional

COTHN: diminuir competências da DGAV é “má estratégia com consequências muito graves para a competitividade do sector agrícola”

A direcção do COTHN — Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional diz que “diminuir, ou repartir as suas competências [da DGAV — […]

Últimas

“É possível que haja uma taxa comum sobre as empresas na União Europeia”, diz José Manuel Fernandes, eurodeputado do PSD

José Manuel Fernandes fala sobre as negociações da agenda estratégica da UE, a liderança da Comissão Europeia — onde defende Weber –, […]