Previsão do tempo para a semana 16-22 Agosto

Previsão do tempo para a semana 16-22 Agosto

“Previsão do tempo para a semana – Tempo abafado, temperaturas a subir, ondas no litoral e alguma chuva no norte.”

— Tempo mais abafado, alguma chuva no norte e pouco vento.

A previsão para esta semana aponta para uma influencia de um sistema ciclónico muito activo e anormal para esta altura do ano, colocado no Atlântico norte, e dos sistemas de alta pressão, afastados para sul da posição normal.

Esperamos assim que se estabeleça uma circulação de componente oeste, com  transporte de ar mais tropical maritimo sobre o território. Gradualmente teremos também maior influência de ar tropical seco que se encontra estacionado a sul do território, e que migrará lentamente para norte.

Teremos assim condições distintas sobre o território. A norte e centro o ar tropical maritimo irá causar um aumento da nebulosidade, e esperamos até alguma chuva, que poderá ser por vezes moderada no noroeste e nas terras altas.

No sul, a influencia de ar mais seco resultará em muito sol, com temperaturas em clara subida mas ainda com sensação de tempo abafado e algumas neblinas matutinas principalmente no litoral.

As temperaturas superarão os 25ºC no litoral e os 35ºC em vales do interior especialmente centro e sul.

O vento será e geral fraco durante a semana, com subida da temperatura das águas costeiras.

 

 

 

“Tempo abafado, alguma chuva no norte, mais sol a sul e vento fraco. Atenção à ondulação que poderá ultrapassar os 3m no litoral ocidental.”

Influencia de um ciclone a norte do território.

—Ondulação intensa no litoral oeste, as chamadas “aguas vivas” de Agosto-Setembro chegam mais cedo!

Ao longo da semana a presença anómala de ciclones no Atlântico irá antecipar as chamadas aguas vivas de Agosto-Setembro.
Este fenómeno geralmente ocorre na 2ª metade do Verão e no Outono, quando intensos ciclones, muitos de origem tropical, passam numa trajectória a oeste dos Açores e em direcção ao  NW da Europa. Estes ciclones geral ondas fortes e empurram o anticiclone dos Açores para junto do continente, resultando em dias de bom tempo mas com mar agitado.

É isto que se irá passar especialmente na 2ª metade da semana, com tempo estável em grande parte do território mas com mar agitado. Não se descartam ondas até 3-5m de altura máxima no litoral ocidental!

Cuidado nas praias!

Os índices de radiação solar continuarão muito altos nas horas centrais do dia, sendo desaconselhada a  exposição solar direta entre as 11h e as 16h.

O  risco de incêndio voltará a ser mais elevado.

Transporte de ar tropical sobre o território, com origem quer em África quer no Atlântico.

O artigo foi publicado originalmente em BestWeather.

Veja a previsão do tempo e a melhor altura para pulverizar na nossa página de Meteorologia powered by Syngenta.

Comente este artigo
Anterior Mais de uma centena de autarquias multadas por não limparem florestas
Próximo Faça Chuva Faça Sol - T.3 Ep.24

Artigos relacionados

Internacional

Eating local and plant-based diets: how to feed cities sustainably

How do you feed a city? It is one of the great questions of our time. After all, for a species that ultimately depends on plants to feed […]

Últimas

Live-stream: Webinar CAP “Conversa com Tiago Oliveira, presidente da AGIF”

A muito recente aprovação e publicação do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais é o pretexto imediato para esta conversa de […]

Eventos

Escola Superior Agrária de Coimbra vai realizar duas palestras na área da Agricultura Biológica – 6 de janeiro

Irão ser apresentadas duas palestras com os temas “Agricultura Biodinâmica vs viticultura” e “Agricultura Sintrópica” que se vai realizar no dia 6 de janeiro na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC). […]