Presidente francês pede “reinvenção” da Política Agrícola Comum

Presidente francês pede “reinvenção” da Política Agrícola Comum

“A Europa agrícola de hoje é ameaçada de fora” e “de dentro”, afirmou o presidente francês Emmanuel Macron, pedindo unidade e destacando que, “sem a PAC, os consumidores europeus não beneficiarão de uma alimentação acessível e de qualidade”.

Na sua intervenção, aquando da abertura de uma ferira agrícola em Paris, este sábado, 23 de fevereiro, Macron especificou que defende a criação de “linhas de produção europeias” que integrem “logística, armazenamento e informação” numa escala europeia.

“Precisamos definir estratégias europeias, setor por setor”, defendeu, adiantando que esse deve ser um trabalho a fazer em conjunto e não através de competição.

Na inauguração da feira, diante de uma plateia de jovens estudantes, o presidente francês pediu aos agricultores europeus para se tornarem “nos primeiros ativistas da transição ecológica” e defendeu que “uma parte significativa da PAC deve ser dedicada ao meio ambiente” e que devem ser pagos os “serviços ambientais” prestados pelos agricultores.

O artigo foi publicado originalmente em Jornal de Negócios.

Comente este artigo
Anterior Quadro comunitário pós-2020 não serve interesses de Portugal, diz novo ministro
Próximo Kyllian provoca cerca de uma centena de ocorrências nos Açores

Artigos relacionados

Comunicados

Vacas, sim! Alarmes, não!

Na perspetiva da AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, é lamentável que o reitor de uma Universidade conceituada como a Universidade de Coimbra, venha tomar uma medida desta natureza e dimensão, […]

Últimas

Floresta. Programa de ordenamento florestal privilegia eucaliptos na Peneda Gerês

[Fonte: Jornal I] ICNF explica que sub-região do Parque Nacional da Peneda Gerês não compreende apenas o parque, […]

Nacional

OCDE publica documento sobre Inovação, produtividade e sustentabilidade no setor alimentar e na agricultura

[Fonte: Rede Rural Nacional] A OCDE publicou um documento sobre a inovação, produtividades e sustentabilidade no setor alimentar e na agricultura.  […]