O preço da carne de porco registou no último ano uma das maiores subidas atingindo os 49%, de acordo com um organismo europeu de estatística a inflação e a seca como as causas principais para este aumento.
Portugal e Espanha tiveram um aumento no preço da alimentação em relação à média europeia, de acordo com o Eurostat uma das causas é as condições climatéricas, nomeadamente a seca, para além da pandemia, a guerra na Ucrânia e o aumento dos custos de produção.
O quilo da carne de porco está na maioria dos cortes ou mesmo acima dos 6 euros, dependendo do talho, mas também da origem. Costeletas do cachaço ou do lombo, bifanas, entrecosto ou entremeada: partes do animal que são das mais consumidas no país e que registou aumentos desde a pandemia.
Só no primeiro trimestre de 2023 comparando ao mesmo período do ano passado o preço da carne de porco registou uma subida, na média europeia, foi de 49%.
A subida de preços nos alimentos tem provocado alguma retração nos consumidores que genericamente não deixam de comprar, mas levam menos quantidades e optam pelos produtos mais baratos.