PPUE acolhe lançamento do programa Horizonte Europa – 2 de fevereiro

PPUE acolhe lançamento do programa Horizonte Europa – 2 de fevereiro

O programa “Horizonte Europa” será lançado no próximo dia 2 de fevereiro, numa sessão online com início às 11h30, que decorrerá no contexto da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE) e organizada pelo Ministério da Ciência,Tecnologia e Ensino Superior, em estreita colaboração com a Comissão Europeia.

O evento reúne oradores de toda a Europa e inclui intervenções de investigadores, líderes empresariais e de responsáveis políticos e governamentais, com o objetivo de mobilizar toda a Europa para o programa “Horizonte Europa, 2021-27” e a sua articulação com os programas nacionais de recuperação e resiliência, em preparação no âmbito do programa “Next Generation EU, 2021-26”.

Durante o evento serão particularmente apresentadas e discutidas ideias para a promoção da dupla transição verde e digital em toda a Europa, em associação com uma recuperação resiliente através de um Espaço Europeu da Investigação – ERA renovado.

O documento do programa inclui uma nota base sobre as questões criticas que hoje se colocam a este processo e à promoção da atividade de I&D na Europa, incluindo a necessidade de aumentar o investimento público e privado em I&D, designadamente no contexto da recente reafirmação pela Comissão Europeia da meta de 3% do investimento em I&D em termos do produto interno bruto, até 2030.

Em Portugal a coordenação e divulgação da estratégia de reforço da participação nacional no programa “Horizonte Europa, 2021-27” é feita através da Rede PERIN- “Portugal in Europe Research and Innovation Network”, que inclui as principais agências financiadoras e promotoras de I&D, designadamente a FCT, a ANI, a AICIB, a PT Space, a Agência ERSMUS e a DGES, em estreita articulação com os gabinetes de promoção dos programas europeus nas instituições académicas e de investigação, assim como em empresas, associações empresariais e centros de incubação de empresas e de interface.

Consulte o programa e o site www.perin.pt, onde será disponibilizado o link para o streaming da sessão.

Fonte: FCT

O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.

Comente este artigo
Anterior Covid-19: China deteta novamente coronavírus em carne importada do Brasil
Próximo I Mostra Virtual Portugal Sou Eu - 4 de Fevereiro

Artigos relacionados

Sugeridas

Tâmega e Sousa limpou cerca 250 hectares de floresta em 2020

As duas brigadas de sapadores florestais da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa limparam cerca de 250 hectares de mancha florestal, em 2020, nos 11 municípios do território, informou hoje aquela entidade. […]

Vídeos

O sector das frutas, legumes e flores não para!

A Páscoa passou mas a crise continua e por isso a cadeia agroalimentar não pára! Com o seu apoio e apostando na produção nacional conseguiremos […]

Nacional

CAPOLIB promoveu seminário sobre a ruralidade e assinou protocolos de defesa da floresta

O Auditório Municipal acolheu na passada sexta-feira, dia 6 de setembro, o seminário “Viver na Ruralidade – Ajustamento e Diversificação na Floresta”, […]