Portugueses retidos deixam Argentina sem ajuda do Estado português

Portugueses retidos deixam Argentina sem ajuda do Estado português

Os últimos 12 elementos de um grupo de 45 portugueses, a maioria alentejanos, que estavam retidos na Argentina, já embarcaram em Buenos Aires com destino a São Paulo e depois Lisboa.

O grupo é constituído por agricultores e respetivas mulheres, que viajaram para a capital argentina para visitarem a Expoagro, a mais importante exposição agroindustrial em campo aberto do país sul-americano, numa viagem organizada pela Associação de Agricultores do Baixo Alentejo (AABA), com sede em Beja.

Os “homens da terra” saíram de Portugal no dia 6 de março, num voo da companhia espanhola Ibéria, com destino a Madrid e depois rumo a Buenos Aires. O regresso, pela mesma rota, estava previsto para quarta-feira, mas foi cancelado.

Aos poucos, alguns dos agricultores abriram os cordões à bolsa e foram conseguindo comprar bilhetes, garantindo assim o regresso ao Portugal.

Os portugueses contactaram a Embaixada de Portugal na capital argentina, para procurarem ajuda com vista a conseguir uma solução para o repatriamento, mas a resposta “foi nula”. “Deixou-nos à nossa sorte. Valeu-nos a agência que tratou da viagem, que não nos abandonou”, disse Francisco Palma, presidente da AABA.

“A Ibéria descartou-se da situação e pagámos bem caros os bilhetes na LATAM. Ou isso ou ficarmos na Argentina”, continuou, deixando um agradecimento a quem ajudou: “Mais fizeram os jornalistas do que todas as pessoas da Embaixada e do Ministério do Negócios Estrangeiros”.

O artigo foi publicado originalmente em Jornal de Notícias.

Comente este artigo
Anterior Previsões agrícolas do INE: bom desenvolvimento vegetativo de pastagens e culturas forrageiras
Próximo Área de cereais de Inverno decresce pelo sétimo ano consecutivo

Artigos relacionados

Dossiers

Produtos Continente distinguidos entre “os melhores sabores em Portugal”

Produtos da marca Continente Seleção foram distinguidos com o “Prémio do Melhor Sabor” nos “Great Taste Awards” 2019 […]

Últimas

Governo e Federação Agrícola integram comissão para acompanhar futura PAC

O Governo dos Açores e a Federação Agrícola da região vão integrar uma comissão regional para acompanhar a implementação da próxima Política Agrícola Comum (PAC), […]

Nacional

PSD quer saber se Governo vai reparar helicópteros Kamov

Numa pergunta dirigida ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, os parlamentares sociais-democratas lembram que da frota de meios aéreos do Estado fazem parte os helicópteros Kamov, […]