Portugal poderá ter 875 milhões para desenvolvimento rural no próximo quadro financeiro

Portugal poderá ter 875 milhões para desenvolvimento rural no próximo quadro financeiro

Atual proposta para o próximo Quadro Financeiro Plurianual poderá representar 875 milhões de euros para Portugal aplicar no desenvolvimento rural, avançou ministra da agricultura.

A atual proposta para o próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP), que ainda está em negociações, poderá representar 875 milhões de euros para Portugal aplicar no desenvolvimento rural, anunciou esta terça-feira, em Lisboa, a ministra da Agricultura.

“O Quadro Financeiro Plurianual está ainda em negociações e a última proposta, apresentada pela Comissão Europeia, apresenta mais 7,4%, ou seja, um reforço de 24 milhões de euros, a preços constantes para a PAC [Política Agrícola Comum], apresentando um envelope a aplicar em três anos com um suplemento de 15 mil milhões de euros, para todos os Estados-membros, alocados ao desenvolvimento rural”, indicou Maria do Céu Albuquerque, em resposta aos deputados, numa audição parlamentar na Comissão de Agricultura e Mar.

Conforme explicou a governante, esta proposta, que poderá receber, brevemente, ‘luz verde’, implicará a atribuição de 875 milhões de euros, a preços constantes, a aplicar no desenvolvimento rural.

Assim, caso a proposta se mantenha, a PAC irá ganhar mais 542 milhões de euros, uma subida de quase 6%.

“Desde o primeiro dia que há pontos que, para nós, são fundamentais e dos quais não abrimos mão, como manter o orçamento nominal da PAC”, apontou a governante.

O executivo português bateu-se ainda por outros pontos, como o orçamento para o setor do vinho e a manutenção das verbas no âmbito do Posei, o subprograma para a região Autónoma dos Açores.

O artigo foi publicado originalmente em ECO - fundos comunitários.

Comente este artigo
Anterior Caminhos de Adaptação de Espécies Agrícolas às Alterações Climáticas - 22 de julho
Próximo Processo eleitoral para a Casa do Douro revogado e será retomado logo que possível

Artigos relacionados

Nacional

Inaugurado Furo de Captação de Água do Cabeço Pequeno no Município da Madalena


Foi inaugurado, esta terça-feira, o furo de captação de água do Cabeço Pequeno, localizado na Estrada Longitudinal, tendo a gestão do equipamento sido entregue ao Município da Madalena, […]

Sugeridas

Researchers Team Up To Breed A Better Berry

[Fonte: Inoovature] Biting into a fresh, sweet berry might be a simple pleasure, but the berries’ genomes are surprisingly complex. […]

Últimas

Cancelada a Jornada de Campo – Parceria Portuguesa para o Solo (PPS) – Quinta da Cholda

Em virtude das condições climatéricas verificadas, dos níveis de água na Reserva Natural do Paul do Boquilobo e das previsões para os próximos dias, […]