Portugal poderá ter 875 milhões para desenvolvimento rural no próximo quadro financeiro

Portugal poderá ter 875 milhões para desenvolvimento rural no próximo quadro financeiro

Atual proposta para o próximo Quadro Financeiro Plurianual poderá representar 875 milhões de euros para Portugal aplicar no desenvolvimento rural, avançou ministra da agricultura.

A atual proposta para o próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP), que ainda está em negociações, poderá representar 875 milhões de euros para Portugal aplicar no desenvolvimento rural, anunciou esta terça-feira, em Lisboa, a ministra da Agricultura.

“O Quadro Financeiro Plurianual está ainda em negociações e a última proposta, apresentada pela Comissão Europeia, apresenta mais 7,4%, ou seja, um reforço de 24 milhões de euros, a preços constantes para a PAC [Política Agrícola Comum], apresentando um envelope a aplicar em três anos com um suplemento de 15 mil milhões de euros, para todos os Estados-membros, alocados ao desenvolvimento rural”, indicou Maria do Céu Albuquerque, em resposta aos deputados, numa audição parlamentar na Comissão de Agricultura e Mar.

Conforme explicou a governante, esta proposta, que poderá receber, brevemente, ‘luz verde’, implicará a atribuição de 875 milhões de euros, a preços constantes, a aplicar no desenvolvimento rural.

Assim, caso a proposta se mantenha, a PAC irá ganhar mais 542 milhões de euros, uma subida de quase 6%.

“Desde o primeiro dia que há pontos que, para nós, são fundamentais e dos quais não abrimos mão, como manter o orçamento nominal da PAC”, apontou a governante.

O executivo português bateu-se ainda por outros pontos, como o orçamento para o setor do vinho e a manutenção das verbas no âmbito do Posei, o subprograma para a região Autónoma dos Açores.

O artigo foi publicado originalmente em ECO - fundos comunitários.

Comente este artigo
Anterior Caminhos de Adaptação de Espécies Agrícolas às Alterações Climáticas - 22 de julho
Próximo Processo eleitoral para a Casa do Douro revogado e será retomado logo que possível

Artigos relacionados

Últimas

Exportações de vinho cresceram 2,5% entre janeiro e julho

De acordo com uma nota de imprensa emitida pelo gabinete do ministro da Agricultura, este crescimento reflete-se num aumento de 11 milhões de euros (de 437 milhões para 448 milhões de euros no período homólogo) para o total das transações externas do vinho português. […]

Nacional

Mais de 27 mil hectares de amendoais em Trás-os-Montes

Na região de Trás-os-Montes, as novas plantações de amêndoa têm vindo a aumentar substancialmente, prevendo-se que tal leve ao crescimento da produção nos próximos anos. […]

Nacional

Imagens de satélites de observação da Terra e drones “eficazes na deteção de pragas florestais”

O uso combinado de informação obtida a partir de imagens fornecidas pelo programa europeu de satélites de observação da Terra e por drones é […]