A Portugal Fresh vai promover, com cerca de 30 empresas, associações e parceiros, as frutas e legumes nacionais na Fruit Logistíca, uma feira empresarial do setor, que decorre entre 05 e 07 de abril, em Berlim.
“A Portugal Fresh regressa a Berlim, entre 05 e 07 de abril, para promover as frutas e legumes portugueses e marca presença na Fruit Logistica, a maior feira empresarial do setor”, indicou hoje, em comunicado.
No total, estão presentes mais de 30 empresas, associações e parceiros, num ‘stand’ com cerca de 300 metros quadrados.
Segundo dados avançados pela Portugal Fresh, o setor das frutas, legumes e flores representa 3.841 milhões de euros, mais 17% face a 2020 e cerca de 40% do setor agrícola.
Em 2021, as exportações deste setor ultrapassaram, pela primeira vez, a barreira dos 1.700 milhões de euros.
Perante a escalada energética, a Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas Legumes e Flores de Portugal acredita que a promoção internacional assume “maior relevância”, podendo contribuir “para a valorização dos produtos nos mercados externos”.
Citado no mesmo documento, o presidente da Portugal Fresh, Gonçalo Santos Andrade, defendeu que o regresso a Berlim, num cenário de pandemia e seca, a que acresce o conflito na Ucrânia, reforça a necessidade de defender a distribuição equilibrada da cadeia alimentar.
“Os produtores devem ser justamente remunerados pelo seu trabalho […]. Assim, face à escalada de preços dos fatores de produção, valorizar o que produzimos fora de Portugal é também uma forma de aumentar o valor dos nossos produtos”, defendeu.
Esta associação defende ainda que o executivo deve atualizar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) face a esta nova realidade, dando resposta “às reais necessidades” das empresas.
A participação realiza-se no âmbito do projeto comum de internacionalização 2022/2023 da associação, com uma dotação de quase um milhão de euros, que é apoiado pelo Portugal 2020.
Criada em dezembro de 2010, a Portugal Fresh tem 87 sócios, que representam 4.500 produtores portugueses.
Produtores de frutas e legumes regressam a Berlim para promover produção nacional