Fruit Attraction decorre entre 8 e 10 de outubro, em Madrid.
Stand conjunto da Portugal Fresh junta 54 empresas, associações e parceiros, o maior número de sempre.
Espanha é o principal destino das exportações portuguesas de frutas, legumes e flores.
A Portugal Fresh, Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, desloca-se a Madrid, entre 8 e 10 de outubro, para participar na Fruit Attraction, a maior feira empresarial do setor das frutas e legumes. No total, 54 empresas, associações e parceiros marcam presença no stand conjunto da Portugal Fresh. Esta é a maior comitiva desde que, em 2011, a associação participou, pela primeira vez, neste evento de referência na capital espanhola.
Num espaço com mais de 700 metros quadrados de dimensão, as empresas portuguesas preparam-se para três dias de contactos e reuniões de negócios. A Fruit Attraction junta mais de 2000 expositores de 56 países, distribuídos por 10 pavilhões. É uma plataforma de comercialização de produtos frescos e ponto de encontro entre os principais players do setor, onde se mostra o melhor da inovação, qualidade e diversidade. Este ano, a feira dará ênfase à promoção global das exportações.
A promoção internacional feita de forma conjunta e estruturada há mais de uma década pela Portugal Fresh tem dado impulso às exportações portuguesas de frutas, legumes e flores. No primeiro semestre de 2024, as vendas internacionais ultrapassam os 1,18 mil milhões de euros, uma subida de 13,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Espanha é o principal destino, seguido de França, Países Baixos, Alemanha e Reino Unido. Cerca de 74% do valor das exportações concentra-se nestes cinco principais mercados, que recebem os produtos portugueses num espaço de três a 36 horas em transporte refrigerado, depois de saírem das centrais de embalamento das empresas exportadoras.
“Com a presença na Fruit Attraction, em Madrid, temos como grande objectivo maximizar o valor da produção, procurando canais e soluções com valor acrescentado. Os mercados internacionais são, hoje, um pilar do negócio das empresas produtoras, como demonstram estes resultados. A meta dos 2 mil milhões de euros de exportações anuais já foi ultrapassada há dois anos e consolidada o ano passado. Agora, é preciso que este esforço das empresas seja acompanhado pelas nossas instituições governativas, quer de Portugal, quer da União Europeia”, diz Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh.
Uma área estratégica para a associação – e fundamental para assegurar a continuidade do crescimento das empresas – é a gestão dos recursos hídricos. Gonçalo Santos Andrade afirma: “Esperemos que o projecto Água que Une, que o Governo irá apresentar em Dezembro, não seja mais um anúncio de estudos, mas sim um verdadeiro plano de ação para a rede nacional de água, que possa unir o país de Norte a Sul, e do Oeste a Este. Precisamos urgentemente de obras no terreno para o armazenamento de água. Reclamamos há muito a modernização da área de regadio existente para evitar perdas de água na distribuição antes de chegarem aos agricultores. O setor precisa de uma via verde para a construção de charcas e reservatórios de água e a construção de barragens para múltiplos fins”, afirma.
A Portugal Fresh tem em curso um Projeto Conjunto de Internacionalização que, até 2025, inclui a realização de missões empresariais e ações de prospeção em quatro novos mercados, a participação em seis feiras internacionais, e várias iniciativas de promoção para acelerar a presença internacional do setor. Este projeto tem o apoio do Portugal 2030 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, e prevê um investimento global de 1.561.663,52€ euros, financiado em 48,8% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Localização da Portugal Fresh na Fruit Attraction:
Hall 8 – Stands 8C08, 8C10, 8D06, 8D08, 8D10, 8E08, 8E08A
Fonte: Portugal Fresh