Lançado pela PortugalFoods, o Radar de Mercados Internacionais é uma plataforma que permite às empresas do setor aceder a informação pertinente para os processos de internacionalização.
O Radar de Mercados Internacionais agrega 75 mercados internacionais ligados à exportação de produtos nacionais. A intenção é permitir às empresas do setor agroalimentar acesso a informação que até agora se encontrava dispersa e de difícil acesso. Desta forma, os empresários passam a ter acesso a materiais indispensáveis na hora de decidir para onde canalizar atenções nos processos de internacionalização. O melhor de tudo? O registo para acesso à plataforma é inteiramente gratuito.
Todas as empresas do setor agroalimentar poderão beneficiar destas informações e das ferramentas que estão incluídas na mesma. Ao agregar a informação relevante para estes processos de crescimento externo, o Radar de Mercados Internacionais permite que os empresários poupem tempo e recursos na hora de pesquisar e que assim agilizem os seus planos de internacionalização.
Uma das ferramentas mais interessantes desta plataforma é a Ferramenta Interativa, que permite identificar os mercados internacionais prioritários, ajustados e personalizados ao perfil da empresa, que por sua vez pode escolher os parâmetros mais relevantes para si e para o seu produto. Esta ferramenta apresenta aos empresários os 10 mercados mais relevantes, ordenados do que apresenta menor risco para o que apresenta maior risco.
Atualmente, o Radar de Mercados Internacionais, disponibiliza informação sobre 75 mercados internacionais, bem como as principais exportações portuguesas para cada país, organizadas por categoria de produto, risco e outros indicadores, além de permitir a exportação de todos estes dados em formato Excel ou PDF.
A plataforma garante ainda acesso a um Arquivo de Informação em constante atualização, onde encontra estudos de mercado, avaliação de tendências de inovação, documentos essenciais aos processos de exportação, indicadores comerciais e legais pertinentes, etc.
“O objetivo do Radar de Mercados Internacionais é capacitar as empresas com informação agregada, exaustiva e atualizada de forma a complementar os seus processos de exportação”, explica Deolinda Silva, Diretora Executiva da PortugalFoods, adiantando que a “conjuntura atual de pandemia, com as viagens a clientes internacionais limitadas e as feiras canceladas” têm obrigado as empresas a procurar “aumentar o seu conhecimento sobre mercados e oportunidades sendo que esta ferramenta será um aliado importante na construção da sua estratégia”.
A Diretora Executiva da PortugalFoods refere ainda que “a constante atualização” é uma peça-chave da importância do Radar, que foi atualizado recentemente com “20 novos mercados”.
São já muitas as empresas nacionais que tiram proveito da informação disponibilizada na plataforma. “Em conjunto com ferramentas complementares, [o Radar de Mercados Internacionais] tem sido um apoio de elevada importância no desenvolvimento da nossa estratégia no mercado global”, esclarece Mabílio Albuquerque, CEO da BY FOODS.
Também o Sales Manager da Ramirez, Manuel Moreira, explica que “num mundo cada vez mais polarizado e competitivo, o conjunto das variáveis exógenas alcançaram uma importância ímpar na atividade das empresas” e que vê a informação reunida pela PortugalFoods como “indispensável”.
Já Vera Mota, Export Manager da Queijos Santiago, diz recorrer à plataforma “frequentemente” e que a considera “bastante útil, essencialmente na abordagem a novos mercados, pela flexibilidade na análise, através do cruzamento de diversas variáveis que permitem chegar a uma informação ajustada à empresa”.
O acesso à plataforma é inteiramente gratuito, mas carece de um registo (também ele gratuito).
Esta ação é financiada pelo COMPETE2020, Portugal2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.