04 setembro 2018
A Petroibérica, companhia com mais de 25 anos de experiência e uma das principais empresas a operar no setor petrolífero em Portugal, participa como expositora e patrocinadora da Agroglobal, o maior evento do setor agrícola nacional, que decorre a 5,6 e 7 de Setembro, em Valada do Ribatejo.
Hoje, com mais de 4.000 clientes ativos, a Petroibérica comercializa anualmente mais de 130 milhões de litros de combustível de norte a sul do país. Desde 2014, e após um processo de fusão, a Petroibérica está inserida no Grupo Alves Bandeira, um dos 50 maiores grupos a nível nacional, com negócios a nível nacional e internacional, e que emprega mais de 700 colaboradores.
«Acreditamos muito no negócio agrícola como um dos motores do nosso país e, como tal, temos vindo a investir neste segmento de forma a conseguirmos chegar a todo o tipo de agricultor: pequeno, médio e grande. Dispomos hoje de 10 centros de distribuição exclusivos para o setor agrícola. Este fator, aliado aos mais de 150 postos de abastecimento da Alves Bandeira distribuídos de norte a sul do país, permite-nos garantir uma entrega just-in-time, ou seja, em 24 horas entregamos o combustível em casa dos agricultores», explica Francisco Mascarenhas, presidente do conselho de administração da Petroibérica.
Nos últimos anos, a Petroibérica realizou um investimento muito relevante na instalação de centros de distribuição em zonas agrícolas, com abertura de dois terminais no Alentejo, onde já é líder na distribuição de gasóleo agrícola, além de outro em Bragança. Prepara-se para inaugurar, em breve, um novo terminal em Vila Real, para servir os clientes da região do Entre Douro e Minho.
A Petroibérica tem realizado desde sempre uma aposta muito séria nos serviços, apoiando os agricultores através da instalação de depósitos ou estações de abastecimento para consumo próprio nas suas explorações. Estas estações podem ser equipadas com sistemas de gestão frota, para um controlo real e efetivo dos combustíveis consumidos e adequados à sua realidade. Para além disso, presta ainda todo o apoio no licenciamento e edificação destas infraestruturas, com soluções chave-na-mão.
Os clientes falam por nós
Entre os seus clientes de referência no setor agrícola figura a Hortomelão S.A., empresa de Santarém que em 2017 vendeu 46.000 toneladas de frutas e produtos hortícolas. «Temos depósitos de combustível Petroibérica em todas as nossas propriedades, porque com 80 tratores e 30 monta-cargas no campo precisamos de gasóleo todos os dias. A Petroibérica presta-nos um serviço relevante, eficaz e profissional. Entrega o combustível todos os dias que pedimos e à hora que pedimos. É uma cooperação muito importante para nós ter um parceiro com o qual podemos contar», reconhece Carlos Ferreira, sócio-gerente da Hortomelão.
Outro cliente Petroibérica é a Fundação Eugénio de Almeida, que detém 6.000 hectares de terrenos agrícolas no concelho de Évora, onde produz vinha, olival, amendoal, cereais e gado bovino. A Petroibérica é o seu fornecedor de combustíveis há vários anos e Henrique Chia, responsável de produção agrícola na Fundação Eugénio de Almeida, explica porquê: «devido à dimensão da nossa área agrícola temos um vasto parque de máquinas, com tecnologia de ponta, e por isso precisamos de combustíveis que satisfaçam as necessidades destas máquinas. A Petroibérica é o parceiro escolhido porque nos dá garantias de qualidade do produto e rapidez no abastecimento».