A ANP – Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha vai estar presente na Semana Verde de Berlim, que decorre a partir de dia 18 e até 27 de Janeiro, no centro de conferências Messe Berlin. Trata-se de uma das mais importantes feiras internacionais dedicadas à alimentação e agricultura, onde, além da participação de 1.600 empresas e organizações de todo o Mundo, são esperados mais de 400 mil visitantes.
Pelo segundo ano consecutivo, a presença da ANP em Berlim pretende divulgar a pêra Rocha junto dos consumidores alemães. Esta iniciativa acontece no âmbito do projecto “Promoção da Pêra Rocha nos Mercados Externos” que tem como objectivo aumentar a visibilidade além-fronteiras desta variedade única e 100% portuguesa e reforçar as exportações em cinco destinos estratégicos: Alemanha, Brasil, Espanha, França e Reino Unido.
Apesar do mau ano agrícola que levou a uma quebra de 20% na produção, as exportações de pêra Rocha ultrapassaram os 70 milhões de euros entre Janeiro e Novembro de 2018 (menos 15% face ao período homólogo do ano anterior).
«Mesmo com os efeitos das alterações climáticas e a instabilidade económica e política no Brasil, as exportações não caíram tanto como a produção.
Receávamos que a quebra fosse maior, mas conseguimos garantir o escoamento para os mercados externos», afirma Domingos dos Santos, presidente da ANP. Para 2019, a associação mantém o objectivo de chegar aos 100 milhões de euros de exportações.
De acordo com os últimos dados publicados pelo INE, Brasil, Reino Unido, França, Alemanha e Espanha são, por esta ordem, os principais mercados da pêra Rocha e absorveram 89% do valor das exportações entre Janeiro e Novembro de 2018. O mercado alemão representou, neste período, 7,4 milhões de euros.
Na última campanha, a produção total dos associados da ANP, que representa 86% da fileira da pêra Rocha, atingiu as 142 mil toneladas.
Pêra Rocha servida em mais de 1.200 voos da TAP, entre 16 e 30 de Janeiro
Também no âmbito do projecto “Promoção da Pêra Rocha nos Mercados Externos”, a ANP volta a fazer-se parceira da TAP para dar a degustar esta variedade de fruta portuguesa aos passageiros da companhia aérea portuguesa, a partir desta quarta-feira, dia 16, e até 30 de Janeiro.
À semelhança do que aconteceu no passado mês de Outubro, a Pêra Rocha do Oeste vai ser o ingrediente principal das sobremesas servidas a bordo dos voos com origem e destino nos mercados estratégicos da ANP, confeccionadas por dois dos mais prestigiados chefs portugueses.
No total, 3 mil quilos de pêra Rocha vão ser confeccionados e oferecidos aos passageiros da TAP que voam para ou desde Alemanha, Brasil, Espanha, França e Reino Unido. Esta acção de promoção prevê abranger perto de 1.260 voos.
Henrique Sá Pessoa, que acaba de receber a segunda estrela Michelin, preparou um arroz doce cremoso com puré de pêra Rocha em calda de moscatel que irá adoçar o paladar dos viajantes da classe executiva de médio e longo curso.
Já Vítor Sobral, um dos nomes mais conhecidos e dinâmicos da gastronomia portuguesa, criou uma mousse de chocolate com compota de pêra Rocha, que será servida aos passageiros da classe económica de longo curso.
Em simultâneo, os passageiros de classe executiva poderão ainda saborear a pêra Rocha do Oeste no Lounge Premium da transportadora, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, onde estará disponível também entre 16 e 30 de Janeiro.
Estas iniciativas inserem-se no projecto “Promoção da Pêra Rocha nos Mercados Externos” que é cofinanciado pelo Compete 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.
O investimento global é de 430.902 euros, dos quais 85% são financiados pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e inclui a realização de acções de promoção e comunicação.