PDR2020: 10 M€ para Jovens Agricultores em Territórios de Baixa Densidade

PDR2020: 10 M€ para Jovens Agricultores em Territórios de Baixa Densidade

O Ministério da Agricultura abriu hoje dois avisos do PDR2020 para apoio à instalação de jovens agricultores em territórios de baixa densidade, através de um prémio à primeira instalação e apoio ao respetivo investimento na exploração agrícola.

Estes dois avisos representam uma dotação de 10 milhões de euros, sendo 2 milhões de euros alocados à operação 3.1.1 “Jovens Agricultores”, destinada à atribuição de prémio à instalação, e 8 milhões de euros alocados à operação 3.1.2 para “Investimento de jovens agricultores na exploração agrícola”. Estas medidas são complementares, e implicam uma candidatura conjunta.

Segundo a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, estes apoios «pretendem aumentar a atratividade do sector agrícola aos jovens, fomentar a renovação e o rejuvenescimento das empresas agrícolas e da estrutura produtiva, a inovação, a qualidade e segurança alimentar, gerando riqueza e criando valor em territórios de baixa densidade. Prevemos que os 8 milhões de euros disponibilizados para a operação 3.1.2. alavanquem um investimento total de cerca de 21 milhões de euros».

Estas medidas são específicas para jovens agricultores que se instalem pela primeira vez numa exploração agrícola, com idades entre os 18 e os 40 anos, à data da apresentação da candidatura. Outra das condições é a garantia da titularidade e a gestão direta da exploração agrícola por um prazo mínimo de cinco anos.

A titular da pasta da agricultura, sublinhou ainda que «o PDR2020 já apoiou 2430 projetos de investimento de Jovens Agricultores nos concelhos de baixa densidade, num total de 262 milhões de euros, e que representa um investimento de 656 milhões de euros, tendo concedido 69 milhões de euros em prémios à instalação de Jovens Agricultores. Um valor que representa 70% dos apoios concedidos neste período de programação aos jovens».

O período para submissão das candidaturas termina no dia 20 de janeiro de 2021.

PDR2020: Jovens Agricultores

Comente este artigo
Anterior PDR2020: Jovens Agricultores
Próximo Webinar: Produção Animal: Capacitar recursos humanos para aumentar a produtividade - 25 de novembro

Artigos relacionados

Últimas

FESTAME 2019 foi a maior de sempre

“Foi a maior FESTAME de sempre desde que a feira do município da Mealhada, inicialmente com outra designação e noutro local, […]

Últimas

Mel português reconhecido mundialmente

Depois do prémio de melhor mel ibérico monofloral de rosmaninho com que foi distinguida em 2018, em concurso a nível da Península Ibérico […]

Últimas

Maioria da floresta continua ao abandono

Os proprietários sentem-se esmorecidos e sem vontade de investir, os eucaliptos crescem sem qualquer gestão e as acácias ganham terreno, dois anos após o grande incêndio de Pedrógão Grande. […]