Parlamento Europeu e países acordam Orçamento da UE para 2020 que dá prioridade ao clima

Parlamento Europeu e países acordam Orçamento da UE para 2020 que dá prioridade ao clima

O Parlamento Europeu e o Conselho (países) chegaram a acordo na segunda-feira sobre o Orçamento da União Europeia para 2020, que pretende um aumento de 1,5% para os 169 mil milhões de euros, com 21% destinados às alterações climáticas.

“Ambas as instituições partilham as mesmas prioridades políticas: combater as alterações climáticas, financiar a investigação e a inovação, garantir a existência de recursos para os jovens e atenuar a situação migratória“, declarou Bien Kimmo Tiilikainen, secretário de Estado das Finanças da Finlândia, país que preside à União Europeia (UE) este semestre.

O acordo foi alcançado na noite de segunda-feira, perto da hora-limite para o fim do prazo para que os Estados-membros e o Parlamento chegassem a um consenso.

O Orçamento para 2020 fixa as autorizações – o montante máximo de pagamentos futuros que a UE pode prometer – em 168.690 milhões de euros e os pagamentos – o que será efetivamente pago – em 153.570 milhões de euros, ou seja, mais 1,5% e 3,4% do que em 2019, respetivamente.

O valor total, 21% do orçamento será atribuído a vários programas que contribuem para a luta contra as alterações climáticas, como o programa LIFE, que receberá 589,6 milhões de euros (mais 5,6 %), ou o programa Horizonte 2020, que receberá 13 mil milhões de euros (mais 8,8 %).

O Parlamento Europeu e o Conselho terão de dar a sua aprovação final ao acordo no final do mês para que este possa entrar em vigor.

O artigo foi publicado originalmente em ECO - fundos comunitários.

Comente este artigo
Anterior T6 Conceito de Methane Power coroado Trator Sustentável do Ano 2020
Próximo Comité científico consultivo da Mercadona apresenta as prioridades na segurança alimentar

Artigos relacionados

Últimas

Needs of farmers and agri-food companies are significant

Based on the feedback of 7,600 farmers and 2,200 agri-food companies across the EU, 24 country-specific fi-compass reports present the main challenges faced by these two groups when it comes to access to finance. […]

Últimas

Espanha: Feira Internacional de Enoturismo de 2020 já tem 60 compradores. 2 são portugueses

A FINE — Feira Internacional de Enoturismo realiza-se na Feira de Valladolid, em Espanha, nos dias 12 e 13 de Fevereiro de 2020. […]

Dossiers

Desperdício alimentar é maior na casa dos portugueses

A maior fonte de desperdício alimentar continua a ser a casa dos portugueses. O alerta é do Movimento Unidos Contra o Desperdício que, esta quarta-feira, lança uma […]