T6 Conceito de Methane Power coroado Trator Sustentável do Ano 2020

T6 Conceito de Methane Power coroado Trator Sustentável do Ano 2020

A New Holland Agriculture revelou na Agritechnica o seu primeiro trator T6 Conceito de Methane Power. Foi coroado Trator Sustentável do Ano 2020 — o novo prémio introduzido na edição deste ano de Tractor of the Year® – pelo painel de jurados composto por jornalistas de equipamento agrícola de toda a Europa que escolheu o T6 Conceito de Methane Power de uma lista de tratores pré-selecionados em três categorias principais e uma seleção restrita de protótipos numa fase de testes avançada.

Carlo Lambro, Presidente da Marca New Holland, manifestou-se muito orgulhoso “por receber o primeiro prémio de sempre de Trator Sustentável do Ano para o T6 Conceito de Methane Power. Isto é o culminar do trabalho pioneiro da New Holland na utilização de combustíveis alternativos através da nossa estratégia Líder em Energias Limpas, e é um passo em frente significativo rumo a uma agricultura sem carbono”.

Sean Lennon, Diretor de gestão de produtos Trator, afirmou que o trator T6 Conceito de Methane Power revelado na Agritechnica é a primeira unidade fabricada em série, sendo uma tecnologia que estará disponível para os clientes em 2020 quando forem vendidas as primeiras unidades comerciais. “Com as vantagens a nível económico e prático que proporciona, ainda maiores com a utilização de biometano, esperamos um grande interesse por parte de operadores e fornecedores de unidades de biogás, bem como de agricultores com acesso à rede de gás. Os municípios estão a demonstrar bastante interesse em adicionar este trator às suas frotas de veículos a gás comprimido para reduzir ainda mais as suas emissões.”

Trator T6 Conceito de Methane Power: o mesmo desempenho de um trator a diesel com até 30% menos custos de funcionamento

Diz a New Holland em comunicado enviado à nossa Redação que o trator T6 Conceito de Methane Power proporciona o desempenho do seu homólogo a diesel — a mesma potência de 180 CV, binário de 740 Nm e durabilidade — com a vantagem adicional de os custos de funcionamento serem até 30% mais baixos.

“Este desempenho de excelência é oferecido num pacote excecionalmente ecológico: em condições de terreno ideais, o trator T6 Conceito de Methane Power produz menos 99% de partículas em comparação com o seu homólogo a diesel, e reduz as emissões de CO2 a um mínimo de 10% e as emissões globais em 80%”.

T6 Conceito de Methane Power com biometano: rumo a uma agricultura com zero emissões de carbono

O trator T6 Conceito de Methane Power é um elemento fundamental do Conceito Energy Independent Farm (Exploração Agrícola Energeticamente Independente), fechando o ciclo de uma economia circular, dos campos para a produção de energia e novamente para os campos — um ciclo de CO2 neutro completo.

“Os agricultores podem plantar culturas energéticas e utilizar os resíduos agrícolas para produzir biometano, alimentando o seu trator T6 Conceito de Methane Power com este combustível sustentável e atingindo emissões de CO2 quase nulas. Os produtores de gado e de laticínios podem levar este ciclo virtuoso ainda mais longe ao produzir biometano a partir de estrume, que subtrai o CO2 do ambiente, gerando assim uma pegada de carbono negativa.

Os agricultores podem igualmente utilizar os subprodutos da biodigestão como fertilizantes naturais nos seus campos, fechando o ciclo de economia circular”, refere a empresa.

O artigo foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Comente este artigo
Anterior A carência de magnésio na macieira
Próximo Parlamento Europeu e países acordam Orçamento da UE para 2020 que dá prioridade ao clima

Artigos relacionados

Nacional

APEZ e Universidade de Évora realizam Congresso de Zootecnia em Setembro 

A Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica (APEZ) e a Universidade de Évora irão levar a cabo, nos próximos dias 19, 20 e 21 de Setembro, […]

Últimas

ESA é foguetão propulsor de startups no Norte

Um incentivo de 50 mil euros foi o suficiente para que duas startups do norte transformassem ideias de negócio, com base em tecnologia espacial, […]

Nacional

Incêndios. Quercus lamenta baixa execução de Plano de Desenvolvimento Rural

A associação ambientalista Quercus apontou hoje a “baixa execução financeira” das medidas previstas no Plano de Desenvolvimento Rural (PDR) para proteger a floresta portuguesa de fogos como os que assolaram os distritos de Santarém e Castelo Branco. […]