Parlamento Europeu “desapontado com fracasso” no orçamento

Parlamento Europeu “desapontado com fracasso” no orçamento

O Parlamento Europeu “está desapontado com o fracasso do Conselho Europeu em alcançar um acordo” sobre o próximo orçamento plurianual da União Europeia, e espera que as próximas negociações tomem uma melhor direção, afirmou o seu presidente.

“Se queremos ir ao encontro das expectativas dos nossos cidadãos, necessitamos de apoiar as nossas ambições com fundos suficientes […] É essencial que cheguemos rapidamente a um acordo ambicioso em torno do orçamento de longo prazo da UE e nos recursos próprios”, afirmou David Sassoli, numa declaração divulgada em Bruxelas, pouco após a cimeira extraordinária de líderes ter chegado ao fim longe de um compromisso.

Sassoli disse esperar “que as próximas negociações vão numa direção melhor do que aquelas a que se assistiu nas últimas horas”, pois a União Europeia e os cidadãos europeus “merecem-no”.

O Conselho Europeu extraordinário em Bruxelas consagrado ao orçamento plurianual da União para 2021-2027 terminou sem acordo, apenas cerca de 20 minutos após os líderes se terem sentado novamente à mesa para discutir a nova proposta.

Iniciada na quinta-feira à tarde, a cimeira foi interrompida ao início da noite, sucedendo-se desde então múltiplas reuniões bilaterais, madrugada dentro e ao longo do dia de hoje, e ao fim de praticamente 24 horas os chefes de Estado e de Governo voltaram a juntar-se na mesma sala para apreciar uma proposta revista apresentada pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, que foi assim liminarmente rejeitada.

O artigo foi publicado originalmente em ECO - fundos comunitários.

Comente este artigo
Anterior “O que aconteceu? Isto é democracia”, diz Von der Leyen
Próximo Costa disse "não" à proposta de orçamento da UE em nome do 'rebatizado' grupo dos Amigos da Coesão

Artigos relacionados

Sugeridas

Europa lança regulamentos fitossanitários

O Regulamento (UE) 2016/2031 de 26 de outubro, relativo a medidas de proteção contra as pragas dos vegetais, […]

Últimas

Projeto “Casca Rija” Vence o 9.º Concurso Universitário da CAP

O projeto “Casca Rija”, apresentado por um grupo da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra, venceu a 9ª edição do Concurso Universitário & Politécnico CAP – Cultiva […]

Dossiers

PDR2020: Ministério da Agricultura garante apoio aos compromissos agroambientais

Os compromissos de natureza agroambiental, assumidos em 2015, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural […]