Vários países europeus estão a estudar a matéria, tendo nomeadamente em vista o exemplo do Canadá: 30 mil milhões de euros de contribuição para o PIB e 10 mil milhões de euros de receitas públicas em três anos.
Que a marijuana é legal nos Países Baixos é uma ideia comum, mas é também uma ideia errada. Na verdade, não é legal: durante 50 anos, a política do país tem sido tolerar a venda de pequenas quantidades em lojas específicas mundialmente famosas. No entanto, a posse de mais de cinco gramas da substância é ilegal, assim como o cultivo comercial de marijuana, embora seja verdade que as autoridades têm, na prática, preferido olhar para o outro lado.
Agora, diz uma reportagem do jornal espanhol “Cinco Días”, a indústria da marijuana está um passo mais perto de sair do esconderijo nos Países Baixos: a partir de meados de dezembro, três empresas oficialmente autorizadas poderão cultivar e fornecer marijuana para as cafeterias pela primeira vez na história.
O mercado clandestino de cannabis nos Países Baixos movimenta cerca de 1,3 mil milhões de euros anualmente. Relatórios da Prohibition Partners, uma empresa de dados do mercado de cannabis, estimam que o primeiro ano de vendas regulamentadas poderia gerar receitas de 158 milhões de euros e, se tudo correr bem, os Países Baixos “tornar-se-ão rapidamente no […]