Os primeiros vitelos nascidos em Portugal, de raça Red Wagyu (Akaushi)

Os primeiros vitelos nascidos em Portugal, de raça Red Wagyu (Akaushi)

Os embriões congelados, provenientes dos Estados Unidos da América, foram entregues pela empresa wagyuworld (Engº Hugo Patrício), à equipa de reprodução animal da ESACB (Prof. Manuel Martins, Prof. Várzea Rodrigues, Engº Joaquim Carvalho e Engª Sandra Duarte), com o intuito de introduzir a raça em Portugal. As vacas receptoras, pertencem ao efetivo bovino da Escola Superior Agrária de Castelo Branco.

Foi efetuado um protocolo de cooperação entre o IPCB/ESA, a Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos de Raça Wagyu e a Naturfields (Engº Arlindo Cardosa). Um agradecimento especial ao ex director da ESACB, Prof. Celestino Almeida, por aceitar um desafio que se conseguiu concretizar.
Para a implantação dos embriões, a equipa de reprodução da ESACB, contou com a colaboração, apoio e especialmente amizade do Prof. Moreira da Silva, da Universidade dos Açores e do técnico Gerry Estrela, da Unicol (Ilha Terceira, Açores).

Foi realizado um diagnóstico de gestação por ecografia aos 40 dias, com a presença dos alunos de agronomia e enfermagem veterinária, no qual foram confirmadas 4 gestações.

Para o acompanhamento ao parto, ao fim de 293 dias de gestação, contamos com o auxilio do Prof. Manuel Vicente, Engº Joaquim Carvalho, bem como os operacionais Manuel Fernandes e José Martins.

Vitelos produzidos através de transferência embrionária.

O artigo foi publicado originalmente em Escola Superior Agrária de Castelo Branco.

Comente este artigo
Anterior Maria do Céu Albuquerque: “vamos continuar a trabalhar pela preservação da genuinidade dos produtos tradicionais”
Próximo Recuperar a agronomia para conservar a agricultura - Tomás Roquette Tenreiro

Artigos relacionados

UE - Organizações

Mobilizing the European Agricultural Recovery Fund for an accelerated transition towards a double-performance European agriculture

Precision agriculture provides farmers and livestock farmers with solutions adapted to their context. Data from sensors, cameras, satellites and meteorological stations are processed by […]

Últimas

Uvas de mesa produzidas no Ribatejo e no Oeste distinguidas na categoria “Fruta” com a melhor classificação de sempre.

Pelo terceiro ano consecutivo a Dona Uva foi a marca de fruta melhor classificada pelos consumidores e conquistou o Prémio Cinco Estrelas 2021 nesta categoria. […]

Nacional

Granizo pode ter comprometido produção de vinho e fruta em Vila Real por vários anos

A produção de vinho e fruta em Vila Real pode estar comprometida nos próximos anos depois do temporal e da queda de granizo registados esta segunda-feira em algumas das freguesias do concelho. […]