Os primeiros vitelos nascidos em Portugal, de raça Red Wagyu (Akaushi)

Os primeiros vitelos nascidos em Portugal, de raça Red Wagyu (Akaushi)

Os embriões congelados, provenientes dos Estados Unidos da América, foram entregues pela empresa wagyuworld (Engº Hugo Patrício), à equipa de reprodução animal da ESACB (Prof. Manuel Martins, Prof. Várzea Rodrigues, Engº Joaquim Carvalho e Engª Sandra Duarte), com o intuito de introduzir a raça em Portugal. As vacas receptoras, pertencem ao efetivo bovino da Escola Superior Agrária de Castelo Branco.

Foi efetuado um protocolo de cooperação entre o IPCB/ESA, a Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos de Raça Wagyu e a Naturfields (Engº Arlindo Cardosa). Um agradecimento especial ao ex director da ESACB, Prof. Celestino Almeida, por aceitar um desafio que se conseguiu concretizar.
Para a implantação dos embriões, a equipa de reprodução da ESACB, contou com a colaboração, apoio e especialmente amizade do Prof. Moreira da Silva, da Universidade dos Açores e do técnico Gerry Estrela, da Unicol (Ilha Terceira, Açores).

Foi realizado um diagnóstico de gestação por ecografia aos 40 dias, com a presença dos alunos de agronomia e enfermagem veterinária, no qual foram confirmadas 4 gestações.

Para o acompanhamento ao parto, ao fim de 293 dias de gestação, contamos com o auxilio do Prof. Manuel Vicente, Engº Joaquim Carvalho, bem como os operacionais Manuel Fernandes e José Martins.

Vitelos produzidos através de transferência embrionária.

O artigo foi publicado originalmente em Escola Superior Agrária de Castelo Branco.

Comente este artigo
Anterior Maria do Céu Albuquerque: “vamos continuar a trabalhar pela preservação da genuinidade dos produtos tradicionais”
Próximo Recuperar a agronomia para conservar a agricultura - Tomás Roquette Tenreiro

Artigos relacionados

Notícias fertilizantes

Empresa algarvia é distribuidora oficial do biofertilizante que promete revolucionar a agricultura mundial

A empresa Hubel Verde, com sede em Olhão, é a representante e distribuidora oficial deste produto em Portugal. É de fácil utilização, sendo […]

Candidaturas e pagamentos

PDR2020: Plano de abertura de Candidaturas para o ano de 2020 – atualização setembro

Consulte aqui o plano previsional de abertura de candidaturas para o ano de 2020. […]

Nacional

Freshfel lança campanha para fomentar apoio ao sector hortofrutícola

Durante 2021, a Associação Europeia de Hortofrutícolas Frescos (Freshfel Europe) vai ter a decorrer a campanha digital #SpeakUp4FruitVeg, associada à celebração do Ano Internacional das Frutas e dos Legumes. Esta será a principal […]