Olival da Risca, Os Três Gatos e Quinta do Javali, os melhores azeites de Portugal

Olival da Risca, Os Três Gatos e Quinta do Javali, os melhores azeites de Portugal

Olival da Risca, Os Três Gatos e Quinta do Javali foram vencedores do ESAO Awards na categoria de melhores azeites virgens extra em Portugal, obtendo o primeiro, o segundo e o terceiro prêmios, respectivamente.

A Escola Superior de Azeite (ESAO) comunica os resultados do ESAO Awards 2020, o prêmio de qualidade para o azeite extra-virgem.

Na categoria Melhor Azeite Português, Olival da Risca, da Risca Grande Lda (Serpa), conquistou o primeiro prêmio com sua variedade de azeite cobrançosa, seguida pelo Os Três Gatos da Quinta do Veloso (Elvas), que apresentou um blend com as variedades Carrosquenha, Cordovil de Elvas, Galega e Verdeal. O terceiro prêmio foi para a Quinta do Javali de Soc. Agrícola Quinta do Javali (São João da Pesqueira), com outra mistura das variedades Verdeal, Madural, Bical e Cobrançosa.

“É uma alegria para nós reconhecer o enorme trabalho por trás dessas maravilhosas elaborações”, diz Marta González, diretora executiva da ESAO.

Os vencedores poderão mencionar o prêmio obtido no rótulo da garrafa do azeite, bem como a embalagem, a web e os suportes considerados adequados, por meio de um logotipo entregue pela ESAO, de acordo com as regras do concurso.

“Estamos muito satisfeitos com a participação e a qualidade de todos os óleos. Nossos sinceros parabéns a todos os vencedores e finalistas”, diz Susana Romera, diretora técnica da ESAO e responsável pelos prêmios. “Com esse compromisso, veremos se podemos garantir que os óleos de alta qualidade atinjam cada vez mais o consumidor final, aumentando assim a demanda”, acrescenta Romera.

A cerimônia oficial de premiação será no dia 12 de junho no emblemático edifício Veles e Vents, em Valência (Espanha). Esta cerimónia, na qual participarão várias personalidades, como apontado pela ESAO, também incluirá uma conferência sobre o uso de subprodutos no olival, bem como um espaço onde os óleos vencedores podem ser provados. A cerimônia será patrocinada pela ABorrell, uma empresa de máquinas para azeitonas e frutas similares.

LISTA COMPLETA DE VENCEDORES: https://www.esao.es/ganadores-finalistas-premios-esao-2019-20/

Comente este artigo
Anterior PDR2020: Candidaturas para o setor das Florestas - 24 de março de 2020
Próximo Importe definitivo de los pagos acoplados a la ganadería 2019

Artigos relacionados

Nacional

Agricool: empresa francesa usa contentores de mercadorias para cultivar morangos no centro de Paris

Tem como missão levar morangos da terra ao prato percorrendo distâncias inferiores a 20 quilómetros e já provou que consegue ser ambientalmente e economicamente sustentável. […]

Nacional

Açores: 522 mil euros para reforço do abastecimento de água à agricultura no Pico

O secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que o investimento de 522 mil euros que o Governo dos Açores aplicou na obra do furo de captação de água do Cabeço Pequeno e ligação à […]

Últimas

Abordagem territorial do Portugal 2020 trouxe “ganhos reduzidos”

As Políticas de Coesão suportadas por fundos comunitários tiveram “ganhos reduzidos”, porque as soluções e os instrumentos criados na abordagem territorial do Portugal 2020 não são muito inovadoras face aos quadros anteriores, […]