Novos regadios de Alqueva:  dois novos blocos de rega em construção

Novos regadios de Alqueva: dois novos blocos de rega em construção

Teve início a construção de dois novos blocos de rega de Alqueva inseridos no projeto de expansão do Empreendimento no âmbito do Plano Nacional de Regadios.

Trata-se dos blocos de rega de Évora e o de Cuba-Odivelas, num total de perto de 6.000 hectares.

A área a beneficiar pelo Bloco de Rega de Évora, tem cerca de 3.000 ha, e está localizada no concelho de Évora, freguesias de Horta das Figueiras, Nossa Senhora de Machede e Torre de Coelheiros e está inserido no subsistema do Alqueva do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva.

Este bloco de rega será equipado com um reservatório semi escavado e impermeabilizado com tela e terá um volume útil de 50 mil m3; uma rede de rega com perto de 30 km; 25 hidrantes e 45 bocas de rega. 

O bloco de rega de Cuba-Odivelas inserido no mesmo subsistema, desenvolve-se entre os Concelhos de Cuba, Alvito e Ferreira do Alentejo e ocupa uma área perto dos 2.800 hectares.

A tomada de água para o circuito hidráulico de Cuba-Odivelas localizar-se-á no Canal Alvito-Pisão, entre o adutor da Vidigueira e a derivação para o reservatório Cuba-Oeste. O bloco de rega de Cuba-Odivelas será equipado com uma rede de condutas com cerca de 34 km de extensão, 21 hidrantes e 40 bocas de rega.

Recorde-se que Alqueva já equipa cerca de 120 mil hectares com infraestruturas de rega, iniciando-se agora a segunda fase para instalação de mais cerca de 50 mil hectares, totalizando em 2023 um total de 170 mil hectares.

Esta expansão insere-se do Plano Nacional de Regadios.

Veja aqui o início das empreitadas com a montagem dos respetivos estaleiros.

Comente este artigo
Anterior Mercadona apresenta marca própria "Almeida Dias"
Próximo Mau Tempo. Governo abre avisos de 11 milhões de euros para apoiar agricultores do Norte e Centro

Artigos relacionados

Nacional

O planeta e o roteiro para a neutralidade humana

O Secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, fala dos perigos sem precedentes causados pela actividade humana e da necessidade imperiosa de os líderes mundiais ouvirem o que os cientistas andam a dizer há […]

Cotações ES

Los limones están un 82% más caros que hace un año


Los limones Finos bajan ligeramente en Alicante pagándose entre 35 y 45 céntimos de euro por kilo, según la consejería de Agricultura, […]

Nacional

Liga dos Bombeiros. Decisão de levar comandante de Pedrogão a julgamento é “ignorante”

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) reafirma total solidariedade com o comandante dos Voluntários de Pedrogão Grande.
Reunido esta terça-feira para analisar o despacho de pronuncia, […]