A The Navigator Company encerrou o primeiro trimestre de 2024 com um volume de negócios de € 536 milhões, um crescimento de 7% face ao período homólogo e de 9% em relação ao 4º trimestre de 2023.
O EBITDA foi de € 133 milhões (+7% face ao 4º trimestre e +2% em relação ao 1º trimestre de 2023), situando a margem EBITDA em 25%, beneficiando da redução dos custos variáveis e do aumento de volumes.
A geração de cash flow livre no trimestre foi de cerca de € 46 milhões (vs. cerca de € 31 milhões no período homólogo vs. cerca de € 60 milhões no trimestre anterior).
Papeis de impressão e escrita com bom desempenho e modelo de negócio robusto
O ano de 2024 arrancou com a procura de papeis de impressão e escrita a manterem a tendência positiva que já se vinha a verificar no 2º semestre do ano passado. A procura aparente (ao nível dos fabricantes) foi essencialmente impulsionada pela regularização de stocks na cadeia de distribuição, especialmente na Europa.
Na Europa, a procura aparente de papel UWF apresentou um crescimento de mais de 10% este trimestre, com o segmento de papel para a indústria gráfica a crescer mais de 20% em folhas e cerca de 5% em bobines, tendo o papel de escritório crescido cerca de 10%.
Desta forma, depois de um 2º semestre de 2023 marcado por uma recuperação do ritmo de entrada de encomendas, o 1º trimestre de 2024 manteve essa tendência positiva com o papel UWF a atingir um rácio encomendas/capacidade de 90% (vs. 70% no 1º semestre de 2023 e 80% no 2º semestre de 2023).
De destacar a robustez do modelo de negócio assente em diferenciação, produtos Premium e marcas próprias fortes nos diferentes mercados onde operamos. As marcas de fábrica representaram 76% das vendas do trimestre (vs média de 67% registada no período 2012-2023), realçando a resiliência da estratégia de marca da empresa. A quota de produtos premium, mantém-se elevada face ao ano de 2023, 57% (vs média de 53% registada no período 2012-2023). Em contextos de mercado mais difíceis, as marcas próprias e os segmentos de maior valor acrescentado oferecem uma proteção adicional aos resultados da Navigator.
Tissue cresce a bom ritmo. Navigator consolida 2º posição entre players ibéricos e conclui OPA sobre a Accrol
A procura no mercado de papel Tissue apresentou uma boa dinâmica neste 1º trimestre. Durante este período, o volume de vendas de Tissue (produto acabado e bobines) atingiu 38 mil toneladas, o que representa um crescimento de 59% face ao trimestre homólogo (aquisição da fábrica de Saragoça ocorreu no 2º trimestre de 2023) e uma redução de 6% face ao trimestre anterior, essencialmente pelo desacelerar de vendas de bobines por menor disponibilidade produtiva e maior utilização interna de papel. O valor das vendas apresentou um crescimento de 41% face ao período homólogo e uma correção de 4% face ao último trimestre.
A integração da fábrica Navigator Tissue Ejea para além de potenciar o crescimento de vendas, alargou também a base de clientes e gerou ganhos relevantes em sinergias de unificação.
O foco na inovação e na diferenciação continua a angariar à Navigator reconhecimento junto dos seus clientes, nomeadamente por recurso à marca de fabricante também neste negócio, que, no 1º trimestre de 2024, apresentou um crescimento de 11% face ao período homólogo, com o segmento de retalho a crescer 14%.
No 1º trimestre de 2024, a Navigator lançou uma Oferta Pública de Aquisição, para a aquisição da totalidade das ações representativas do capital social da Accrol Group Holdings plc (“Accrol”). A Navigator considera a Accrol um pilar fundamental na sua estratégia de expansão sustentada do seu negócio de tissue no mercado da Europa Ocidental. A Accrol é líder no segmento de transformação de papel Tissue no Reino Unido, produzindo rolos de papel higiénico, rolos de cozinha e lenços faciais de marca própria para a maioria dos principais retalhistas no Reino Unido.
O resultado da Oferta foi conhecido ontem, após a realização da Assembleia Geral da Accrol. A oferta final foi aprovada por mais de 75% dos votos favoráveis, viabilizando a aquisição de 100% do capital social da empresa. A Oferta valorizou o capital próprio da Accrol em aproximadamente 130,8 milhões de libras.
A aquisição da Accrol fortalecerá o posicionamento da Navigator no mercado de tissue da Europa Ocidental, diversificando a sua base geográfica de produção e vendas. A Navigator prevê que o grupo combinado gerará mais de 580 milhões de euros em vendas neste segmento, com o mercado do Reino Unido a contribuir com cerca de 50% do volume total de negócio de tissue. A tomada de posse da Accrol está prevista para 24 de maio.
Packaging – From Fossil to Forest – aposta na sustentabilidade, inovação e transformação, num contexto de procura mais robusta
Após um ano de 2023 desafiador, com reduções de procura aparente nunca vistas em grande parte dos segmentos de embalagem, o mercado europeu começa 2024 com sinais de recuperação. Com efeito, as entregas europeias dos principais segmentos onde a Navigator opera cresceram 14% face a período homólogo.
Neste contexto, o negócio de Packaging da Navigator ainda em fase de consolidação no mercado internacional revelou uma procura mais robusta e consistente nos principais segmentos, enquanto evidenciou já impacto positivo da entrada em vários novos segmentos (sobretudo na área do flexible packaging) em que a empresa se lançou nestes primeiros meses do ano. A fase de testes e introdução no mercado, ainda em curso, traduz-se numa operação de larga escala de abordagem a novos clientes, apoiada na realização de testes de mercado, que já conta com mais de 250 testes, numa operação comercial 100% assente em marca própria – gKraft™.
Como parte da diversificação do negócio Packaging, o projeto de produção integrada de peças de celulose moldada de eucalipto – sob a marca gKraft™ Bioshield -, destinadas a substituir packaging de plástico e alumínio de utilização única no mercado de food service e food packaging, continua a avançar como planeado, com previsão de entrada em produção no início do 2º semestre de 2024, sob a marca gKraft™ Bioshield. A unidade terá capacidade de produção de cerca de 100 milhões de unidades por ano, sendo a maior unidade integrada na Europa a partir de fibra de eucalipto, num mercado de elevado potencial e crescimento.
Investimentos em ambiente ou de cariz sustentável representam 32% do total
No 1º trimestre de 2024 o montante total de investimentos ascendeu a € 41 milhões (vs. € 42 milhões no período homólogo), dos quais cerca de € 13 milhões classificados como investimentos em ambiente ou de cariz sustentável (ESG), o que representa 32% do investimento total.
O montante de investimento inclui maioritariamente investimentos direcionados à descarbonização, manutenção da capacidade produtiva, para a modernização dos equipamentos e melhoria de eficiência, e para projetos estruturais e de segurança. Destacam-se os projetos da nova Caldeira de Recuperação em Setúbal, de elevada eficiência, e da nova Torre e Prensas de lavagem em Aveiro, do novo Forno de Cal a biomassa na Figueira da Foz, da conversão do Forno de Cal em Setúbal para a queima de biomassa e da nova Central Fotovoltaica da Figueira da Foz.
Finalmente, o endividamento líquido no final do trimestre foi de € 444 milhões de euros. O rácio Dívida Líquida Remunerada / EBITDA situou-se em 0,88, consolidando o perfil de robustez financeira do Grupo.
A maturidade média da dívida mantém-se assim adequada, com um perfil de reembolsos bem escalonado, com mais de 44% do total de endividamento contratado com cariz sustentável e 92% de dívida total emitida a taxa fixa, o que permitiu a manutenção de um baixo custo de financiamento numa conjuntura de subida acentuada de taxas de juro.
Fonte: The Navigator Company