Nasceu a Miss Tata, a marca da batata portuguesa

Nasceu a Miss Tata, a marca da batata portuguesa

Porbatata – Associação da Batata de Portugal cria a marca que vai promover a batata portuguesa no mundo.

A Porbatata, Associação da Batata de Portugal, apresentou hoje a Miss Tata, a marca coletiva para a promoção da batata portuguesa no mercado nacional e internacional. Esta é a primeira vez que a fileira da batata portuguesa se junta para criar uma imagem coletiva para este produto, apostando na diferenciação e na qualidade.

A Miss Tata é versátil, dinâmica, colorida e bem-disposta. É a embaixadora das batatas portuguesas no mundo e pretende espelhar atributos que conduzem a uma alimentação nutritiva e equilibrada. A Miss Tata tem orgulho de ser portuguesa.

A apresentação da nova marca foi transmitida em direto no Facebook da Porbatata e contou com a presença e participação de João Torres, Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Nuno Russo, Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Berta Redondo Benito, Secretária Geral da Europatat, Rui Paulo Figueiredo, presidente do conselho de administração do Mercado Abastecedor da Região de Lisboa e Sérgio Ferreira, presidente da Porbatata.

Durante dois anos, a Porbatata tem em curso um projeto de Promoção da Batata Portuguesa nos Mercados Externos. França, Alemanha, Espanha, Holanda, Emirados Árabes Unidos, Eslovénia e Angola são os mercados considerados estratégicos.

Este projeto é apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e prevê um investimento global de 352.988 euros, financiado em 85% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Além da criação da marca própria coletiva, estão previstas iniciativas como a presença em eventos internacionais e a realização de ações de promoção. A Porbatata pretende ainda organizar um Concurso Internacional da Batata Portuguesa em França.

Em 2019, as exportações de batata somaram 28,5 milhões de euros. Os principais destinos foram Espanha, Alemanha, Holanda, Cabo Verde, França, Bélgica e Luxemburgo.

Em Portugal, o consumo per capita de batata é de 93,6 quilos por ano. É produzida em todo o país, com destaque para as zonas Entre Douro e Minho, Trás-os-Montes, Beira Interior, Beira Litoral, Oeste, Ribatejo, Península de Setúbal e Costa Alentejana. No total, a área ocupada pelo cultivo deste alimento totaliza 22 mil hectares e a produção média atinge perto de 500 mil toneladas anuais.

#batataportuguesa #MissTata

Live-Stream: Apresentação da Marca Coletiva de Promoção da Batata Portuguesa

Comente este artigo
Anterior European Commission recognises value of EU biofuels – time has come to justify policy position, or correct it
Próximo 8ª Edição do Concurso Nacional de Jovens Agricultores: Última oportunidade para se candidatar

Artigos relacionados

Últimas

Conferência Digital “Transição para a Agricultura Sustentável” – 6 de maio

Conferência Digital “Transição para a Agricultura Sustentável” – 6 de maio […]

Nacional

FPAS lança nova linha de produto do porco.pt

A Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) apresentou hoje, oficialmente, a gama porco.pt premium, iniciativa de um grupo de 25 produtores nacionais e que constitui uma nova linha de produto do porco.pt, […]

Últimas

Agricultores manifestam-se esta segunda em Lisboa

Contra a política de preços baixos à produção e em defesa de uma Política Agrícola Comum justa, agricultores de todo o país manifestam-se esta tarde em Lisboa. […]