Nove dicas para não perder oportunidades de investimento e apoios comunitários do Portugal 2020.
Não adie mais o arranque dos seus projetos, nem a realização dos seus investimentos, porque o Registo de Pedido de Auxílio, no âmbito do Portugal 2020, foi reativado. Conheça aqui esta e outras dicas.
1. Não esteja à espera
- Imagine que a sua empresa lança um produto inovador no mercado, recebe uma grande encomenda e tem de realizar um investimento avultado em novos equipamentos produtivos, uma necessidade que tem de ser colmatada a curto prazo.
- A sua empresa estaria, à partida, em condições de se candidatar ao “Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva”. No entanto, não havendo nesse momento nenhum “Concurso para a Apresentação de Candidaturas” aberto, teria de aguardar para conseguir cofinanciamento público, podendo perder a oportunidade de responder em tempo útil ao cliente ou ter de avançar com o investimento sem beneficiar dos fundos comunitários (isto porque o Portugal 2020 não permite que os projetos sejam iniciados antes da submissão da respetiva candidatura). Consegue rever-se neste cenário?
- Se assim é, temos boas notícias para si, pois foi recentemente reativado o “Registo de Pedido de Auxílio SI Inovação Produtiva”, um mecanismo que possibilita às empresas efetuar uma “pré-candidatura”, mesmo antes do “Concurso para a Apresentação de Candidaturas” ser oficialmente publicado, evitando a necessidade de adiamento dos projetos de investimento.
- Para usufruir efetivamente desta modalidade, a empresa que faz este pedido, posteriormente, terá que se candidatar ao concurso de Inovação Produtiva, após a respetiva abertura. Existe precisamente a mesma modalidade para o Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo Qualificado e Criativo e ambos foram reativados, estando atualmente disponíveis até 30 de setembro de 2019. Pode consultar mais informações aqui.
2. Não perca nenhuma oportunidade
- Para os projetos de investimento obterem financiamento, no âmbito do Portugal 2020, as candidaturas têm de ser submetidas ao abrigo dos “Concursos para a Apresentação de Candidaturas” abertos/publicados.
- Receba os alertas sobre os concursos que vão sendo disponibilizados e outras matérias do foro dos incentivos financeiros e fiscais. Visite esta página e receba as newsflashes feitas por especialistas na área.
3. Esteja preparado
- Tenha a sua estratégia delineada e o investimento bem definido. As janelas de oportunidade não são muitas durante o ano e, quando aparecem, têm uma duração média de cerca de um/ dois meses.
- Apesar de os especialistas nesta área serem uma ajuda relevante, sairá beneficiado se realizar um trabalho prévio de pedido de propostas, orçamentos e de avaliação técnica desses mesmos investimentos. Este trabalho preparatório influenciará a obtenção de uma candidatura bem estruturada e resultará numa maior probabilidade de sucesso da mesma.
- Se quer ver a sua empresa a crescer, não perca nenhuma oportunidade de apresentar o seu projeto a financiamento por fundos públicos, pois afinal de contas é esse o propósito da sua criação: alavancar o crescimento económico e fomentar o desenvolvimento do tecido empresarial nacional.