Município de Valpaços promoveu Jornadas Técnicas sobre “A rega na agricultura”

Município de Valpaços promoveu Jornadas Técnicas sobre “A rega na agricultura”

Teve lugar no Pavilhão Multiusos de Valpaços as jornadas técnicas dedicadas ao tema “A rega na agricultura”. Evento organizado pela Câmara de Valpaços, com o apoio da Refcast – Associação Portuguesa da Castanha.

O presidente do município, Amílcar Almeida, deu início à sessão, reforçando o apoio e o empenho da autarquia para uma maior rentabilidade no setor agrícola. O edil falou sobre as dificuldades dos agricultores e apontou soluções planeadas a longo prazo, de forma a garantir a sustentabilidade do setor.

José Gomes Laranjo, docente da Escola de Ciências da Vida e Ambiente da UTAD, investigador do CITAB (Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas) e coordenador da EuroCastanea – Rede Europeia da Castanha – moderou os trabalhos.

A diretora regional de Agricultura e Pescas do Norte, Carla Alves, elogiou a iniciativa e o esforço da autarquia em prol da agricultura, salientando também os desafios que se avizinham.

As jornadas técnicas abordaram questões ligadas à rega nas fileiras da amendoeira, do castanheiro, da oliveira e da videira. Também se falou de sistemas de rega e do impacto regional dos regadios, nomeadamente no clima, revela a autarquia.

As Jornadas Técnicas “A Rega na Agricultura” contaram com a participação de centenas de pessoas e uma visita técnica à localidade de Cabanas, freguesia de Carrazedo de Montenegro e Curros.

Fonte: Diário Actual

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Comente este artigo
Anterior Casas por reconstruir em Monchique? Governo reconhece complexidade da situação
Próximo NEWSLETTER IFAP - AGOSTO 2019

Artigos relacionados

Nacional

O fóssil mais antigo de uma cenoura selvagem foi descoberto na ilha da Madeira

Uma equipa de cientistas descobriu a presença de plantas de cenoura selvagem — com caules e folhas gigantes — há cerca de 1,3 milhões […]

Últimas

Primeiro curso de Guarda Florestal já começou

Formação decorre na Guarda e conta com total de 836 horas.
O artigo foi publicado originalmente em Correio da Manhã. […]

Nacional

Proposta do PS: Vamos ter hortas no topo dos edifícios

Cidades mais inteligentes e sustentáveis exigem corredores ecológicos, hortas nos telhados dos prédios e paredes cobertas de verdura, segundo o programa eleitoral do Partido Socialista
O Partido Socialista quer dinamizar a agricultura urbana com a utilização das coberturas dos edifícios das cidades para a produção de produtos hortícolas, […]