Ministra da Agricultura visita o NORTE e reúne com conselho estratégico do IDARN

Ministra da Agricultura visita o NORTE e reúne com conselho estratégico do IDARN

Considerando a importância transversal que atividade agrícola exerce no território nacional, e tendo em conta a representatividade económica, social e ambiental que este sector tem para região Norte de Portugal, Assembleia do IDARN decidiu criar um Conselho Estratégico desta região que representasse todas as suas sensibilidades e necessidades.

Ao longo dos últimos meses têm acontecido várias reuniões com objetivo de promover uma análise, bem como soluções de políticas publicas futuras sobre Agricultura, pecuária e floresta da região norte, sempre com o foco na gestão ativa do território agroflorestal e rural para a sua ocupação sustentável no horizonte 2030, no contexto da preparação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).

É neste contexto que irá decorrer uma visita da senhora Ministra da Agricultura, Maria do Ceu Antunes, á região Norte de forma a dar a conhecer melhor e partilhar as preocupações de vários sectores da Agricultura da região que se encontram representados neste Conselho Estratégico do IDARN.

Da parte da manhã acontecerá uma visita e reunião à sede da FERA ( Federação Nacional das Associações de Raças autóctones), onde funciona um Centro de Colheita de Sémen, bem como Centro de testagem de reprodutores de Bovinos da Maioria das Raças Autóctones, sendo esta Federação responsável pela conservação e melhoramento deste importante património genético nacional.

Durante a tarde será Horticultura o sector abordado com visitas e reuniões de trabalho, reconhecendo a importância que este sector tem no Litoral Norte de Portugal. Começando pela visita a secção Hortícola da Cooperativa Agrícola de Esposende, seguindo para a Povoa do Varzim onde irá visitar a HORPOZIM.

O programa terminará com visita à sede da AGROS, onde terá oportunidade de reunir com dirigentes da organização e com os elementos do Conselho Estratégico do IDARN, para desta forma serem abordadas as principais necessidades do sector cooperativo Agrícola da região.

Comente este artigo
Anterior Price formation in the market for organic products
Próximo Açores: Governo Regional apoia agricultores para melhoria da fileira da carne

Artigos relacionados

Cotações PT

Bolsa do Porco – Semana 27/2021 – Descida de 0,050 euros

Quarta semana consecutiva de descida dos preços (e uma descida acentuada). Há pouco para analisar porque os motivos deste movimento anti-estacional são os mesmos das últimas três semanas: […]

Comunicados

Informação projecto H2020 IoF2020

A Internet das Coisas cada vez mais próxima da sua mesa
O  projeto Internet of Food & Farm 2020 (IoF2020, www.iof2020.eu) investiga e promove a implementação em grande escala da Internet das Coisas (IoT) no sector agrícola e alimentar Europeu. […]

Sugeridas

GNR avança com Operação Campo Seguro

Desde 1 de junho e até ao dia 31 de julho, a Guarda Nacional Republicana (GNR), vai intensificar o patrulhamento nas explorações agrícolas, […]