Ministra da Agricultura quer que Bruxelas pague ajudas mais cedo

Ministra da Agricultura quer que Bruxelas pague ajudas mais cedo

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, espera que a Comissão Europeia reconsidere e faça os pagamentos no verão.

O Governo pode vir a substituir-se à Comissão Europeia e antecipar o pagamento de algumas ajudas aos agricultores já no verão. A possibilidade foi avançada pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, na Conversa Capital, espaço de entrevista conjunto do Negócios e Antena 1.

Nesta entrevista, a titular da pasta da Agricultura revelou que o Governo continua a defender junto da Comissão Europeia que seja a própria Comissão a antecipar esses pagamentos para julho mas, se isso não acontecer, admite que Portugal possa fazê-lo assumindo parte desse encargo, nomeadamente para a pequena agricultura, pequenos ruminantes e setor das flores.

Até ao momento a Comissão Europeia aceitou fazer os pagamentos em outubro mas a expectativa é que ainda reconsidere.

Maria do Céu Albuquerque disse ainda que o governo continua a insistir junto da União Europeia, para que essa antecipação seja de 85% para os dois pilares, ou seja, tanto para as ajudas diretas como para o desenvolvimento rural. Atualmente, a proposta da Comissão contempla apenas a antecipação ao nível dos 85% no desenvolvimento rural.

Para a ministra da Agricultura esta proposta sabe a pouco. Daí a hipótese de antecipar ajudas ao setor agrícola. “Não deixamos de equacionar poder fazer alguns adiantamentos” embora “tenhamos a perceção de que a exigência que temos neste momento, do ponto de vista orçamental, é brutal”, sublinha Maria do Céu Albuquerque.

→ Entrevista completa ←

O artigo foi publicado originalmente em Jornal de Negócios.

Comente este artigo
Anterior Ajudar a não parar: Setor agroalimentar e os desafios dos novos tempos - 12 de maio
Próximo Previsão para a semana 10 – 16 Maio

Artigos relacionados

Internacional

New EU rules for fruit and vegetable sector set to enter into force

New rules for the EU’s fruit and vegetable sector are set to enter into force in seven days, after being entered into the EU’s Official Journal. […]

Nacional

​Incêndios. Mais de 60 militares vão reforçar vigilância em nove distritos

Mais de 60 militares da Marinha e do Exército vão reforçar, a partir de sexta e até segunda-feira, a vigilância e patrulhamento de prevenção de incêndios em nove distritos, […]

Nacional

Projecto ProEnergy apresentado na Feira dos Frutos

Tem lugar a 23 de Agosto uma acção de demonstração e divulgação do projecto “ProEnergy – […]