De 9 a 11 de Junho decorreu na Póvoa de Lanhoso a primeira edição do Mercado PVL – Produtos Vegetais Locais, que se realizou na Praça Eng. Armando Rodrigues, no centro da vila da Póvoa de Lanhoso (em espaço coberto), e contou com cerca de duas dezenas de expositores.
Os objetivos principais deste certame consistiram em promover a economia local e os produtos de base agrícola, incentivando as pessoas a conhecerem e a consumirem o que é nosso, numa lógica mais económica e saudável. No cenário actual de contínuo aumento dos preços dos produtos de base é fundamental reforçar a resiliência do nosso sector agrícola e promover a segurança alimentar das nossas famílias.
No momento de abertura do evento o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, referiu na sua intervenção “que a partir do final deste mês, avançará aos sábados de manhã, com periodicidade quinzenal, a feira de produtos locais. O arranque desta nova resposta está dependente do culminar das obras que decorrem no local.” ”É importante criar”, continuou ainda, “momentos para que os produtores tenham oportunidade de realizar mais receita, escoando os seus produtos, levando a menos desperdício e a mais rentabilidade.”
Para além da oportunidade de compra e de venda de produtos vegetais (e derivados) da Póvoa de Lanhoso, foi possível assistir a um conjunto de dinâmicas relacionadas com este sector, como foi o caso de palestras, workshops, showcooking´s e provas de vinhos.
Os/as chef´s convidados/as utilizaram a bancada para confecionar e criar as suas receitas lançando mão dos produtos ali expostos, enriquecendo, assim, o programa do evento. A possibilidade de as mesmas serem acompanhadas pelos vinhos produzidos na Póvoa de Lanhoso veio reforçar a rede informal colaborativa entre os produtores representados. Na tarde do último dia houve ainda lugar a uma performance teatral.
“As conversas à volta da horta” permitiram dar a conhecer a existência de um projeto no Concelho, que possibilita o cultivo de hortícolas de forma acompanhada em talhões, no Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos e disponibilizados pela autarquia. Houve ainda tempo para falar acerca dos jardins verticais, que representam uma nova tendência.
A realização deste evento, o primeiro do género na Póvoa de Lanhoso, trouxe para a discussão um tema tão importante como a agricultura e os seus benefícios quer para a saúde, incentivando ao consumo de produtos saudáveis, quer para a economia local promovendo os produtores povoenses.
Tendo-se registado um grande número de participantes interessados, quer de produtores locais que tiveram oportunidade expor e vender os seus produtos, como de participantes nas iniciativas propostas, pode aferir-se que esta primeira edição foi um sucesso, abrindo caminho a que de futuro, as novas edições do Mercado PVL – Produtos Vegetais Locais cumpram de modo ainda mais eficaz o seu propósito.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.