A cidade portuguesa de Vilamoura, no Algarve, vai acolher, de 20 a 22 de Novembro, a 18.ª edição da Conferência Internacional de Organizações de Produtores de Frutas e Legumes (ICOP). Este evento anual é promovido pela empresa austríaca de consultoria gfa-consulting gmbh – fundadora do ICOP – e é co-organizado com entidades locais: neste ano, com a Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP) e com a Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal.
O ICOP conta com representantes do sector das frutas e legumes de diversos países europeus e, segundo a organização, esta iniciativa pretende «debater desenvolvimentos relevantes a nível económico e político», promover «oportunidades de networking e o intercâmbio de experiência e informação», bem como fornecer uma perspectiva multifacetada do sector hortofrutícola europeu, sendo essa a razão pela qual decorre num país diferente a cada edição. Recorde-se que o ICOP já se realizou uma vez em Portugal, no ano de 2016, em Lisboa.
Além de sessões em sala, esta iniciativa inclui ainda visitas a organizações de produtores. Pode consultar mais informação no site do ICOP 2024.
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas, Legumes e Flores.