Mercado do leite e dos produtos lácteos: redução para metade das existências de leite em pó desnatado

Mercado do leite e dos produtos lácteos: redução para metade das existências de leite em pó desnatado

[Fonte: Comissão Europeira]

O último relatório sobre os preços na UE para o mercado do leite e dos produtos lácteos, publicado esta semana pelo Observatório do Mercado do Leite, revela melhorias a nível dos preços do leite e do leite em pó desnatado, o que reflete a gestão prudente das existências por parte da Comissão.

Phil Hogan, Comissário responsável pela Agricultura e o Desenvolvimento Rural, declarou: «A nossa abordagem cautelosa está a produzir bons resultados. O equilíbrio do mercado continua a ser a nossa prioridade. É encorajador constatar novamente um aumento dos preços do leite no produtor, graças às medidas postas em prática pela Comissão. Contudo, não há margem para tréguas e devemos continuar a tomar decisões prudentes em matéria de produção levando em linha de conta as condições reais de mercado.»

A intervenção pública, gerida pela Comissão Europeia, desempenhou um papel importante na estabilização dos mercados entre 2015 e 2017, ajudando a eliminar os excedentes num cenário extraordinariamente desequilibrado. No final de 2016, a Comissão abriu um processo de concurso público mensal, e posteriormente bimensal, para repor gradualmente estas existências no mercado. Esta medida foi implementada de modo prudente.

Este processo está documentado em linha de modo totalmente transparente no portal do Observatório do Mercado do Leite. O próximo concurso público terá lugar em 22 de novembro.

A combinação de uma forte procura de produtos lácteos e de um crescimento constante e responsável da produção, apoiada pela gestão cuidadosa das existências pela Comissão, permitiu atingir preços competitivos para os produtores. O setor do leite e dos produtos lácteos representa mais de metade do atual excedente da balança comercial da UE — facto que confirma a sua importância. 

Preços e produção

O Observatório do Mercado do Leite (OML) da UE confere mais transparência ao setor do leite e dos produtos lácteos da UE, ao divulgar, em tempo útil, dados e análises de curto prazo respeitantes ao mercado. Os dados mais recentes do Observatório do Mercado do Leite sugerem um aumento constante dos preços dos produtos lácteos, apesar de existirem algumas flutuações:

  • Leite em pó desnatado: Os preços do leite em pó desnatado na UE flutuaram a um nível inferior ao de intervenção (169,8 EUR/100 kg) nos últimos doze meses. A situação tem vindo a melhorar ligeiramente desde maio de 2018.
  • Leite: Após terem baixado até um nível de 32 cêntimos por quilo em maio de 2018, os preços começaram a recuperar, para atingir, em média, 35 cêntimos em setembro de 2018.
  • Manteiga: Numa tendência que não se observava desde 2017, os preços da manteiga na UE ultrapassaram os 5 000 EUR por tonelada nos últimos seis meses.
  • Queijo: Os preços do queijo na UE continuam a ser bons, apesar do aumento ligeiro das existências a nível dos produtores. A procura de queijo por parte dos consumidores parece ser mais sólida do que nunca.

Após um forte crescimento da produção no primeiro semestre deste ano, prevê-se que a produção cumulativa de leite na UE para todo o ano de 2018 se salde por um ligeiro aumento de 0,8 %.

Os fatores essenciais para a produção de leite nos últimos meses deste ano serão a evolução meteorológica, mas também os preços do leite e dos alimentos para animais, que determinarão a capacidade de os agricultores comprarem alimentos para animais para compensar a menor disponibilidade de forragens devido à seca estival. A Comissão adotou uma série de medidas este verão para apoiar diretamente os agricultores que se deparam com escassez de forragens.

Mais informações

Observatório do Mercado do Leite

Panorâmica das existências e dos concursos

 

Comente este artigo

O artigo Mercado do leite e dos produtos lácteos: redução para metade das existências de leite em pó desnatado foi publicado originalmente em Comissão Europeira.

Anterior Oferta de emprego - Responsável Comercial (Agronomia)
Próximo Aquecimento global está a matar os insetos e a pôr em risco o homem

Artigos relacionados

Comunicados

A InovCluster participa em Ação Promocional nos Emirados Árabes Unidos

A InovCluster, Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro, participou pela primeira vez numa Ação Promocional nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 9 e 11 de outubro de 2017.

Comunicados

LEAD BREXIT NEGOTIATOR MICHEL BARNIER IN FARM EUROPE

[Fonte: Farm Europe]
Michel Barnier, the European Commission lead Brexit negotiator, participated today in a breakfast-debate in Farm Europe on the challenges of Brexit to the EU at large, […]