Manual de Boas Práticas de Fruticultura | Castanheiro

Manual de Boas Práticas de Fruticultura | Castanheiro

O Pólo de Alcobaça do INIAV está a cooperar com a revista Frutas, Legumes e Flores (FLF) na elaboração de um Manual de Boas Práticas de Fruticultura sob a forma de fascículos, onde são desenvolvidos os principais conteúdos técnicos para várias culturas. O 6º fascículo é dedicado ao Castanheiro, uma árvore que pode atingir mais de um milhar de anos e é explorada para a produção de fruto (souto) e para a produção de madeira (castinçal).

De acordo com a autora, “em Portugal, a principal razão para o seu cultivo é a produção de castanha. Historicamente, o fruto do castanheiro foi estrutural na alimentação dos portugueses, em particular no norte do território e ainda hoje, a produção nacional está concentrada em Trás-os-Montes. Esta região era responsável por mais de 85% da castanha portuguesa, com cerca de 29 mil hectares de castanheiros, em 2009, data a que remontam os indicadores do último recenseamento agrícola nacional.”

Encontre neste documento produzido pela Frutas Legumes e Flores, em parceria com INIAV, I.P. (Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade) e COTR, boas práticas para a melhoria da produtividade nos Castanheiros.

Aceda ao manual através do nosso Centro de Recursos, clicando aqui.

O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.

Comente este artigo
Anterior COVID-19 leaves limited traces in preliminary 2020 agricultural accounts
Próximo Primeira colheita de canábis para fins medicinais em Aljustrel “rende” 3.000 quilos

Artigos relacionados

Nacional

Está a crescer a exportação de frutas e legumes nacionais

Os recentes resultados desta exportação conjunta representam um crescimento de mais de 20% face ao período anterior e reafirmam o contributo do Lidl Portugal no apoio aos produtores portugueses na exportação de frutas e legumes para o mercado europeu. […]

Nacional

Quercus preocupada com incumprimento do Programa de Acção Nacional de Combate à Desertificação

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza mostra “muita preocupação pela falta de cuidado dado ao Plano da Acção Nacional de Combate à […]

Sugeridas

Nasceu a Miss Tata, a marca da batata portuguesa

Porbatata – Associação da Batata de Portugal cria a marca que vai promover a batata portuguesa no mundo. […]