Manual de Biossegurança de Aves de Capoeira

Manual de Biossegurança de Aves de Capoeira

As doenças transmitidas pelos alimentos constituem uma das principais preocupações a nível da Saúde Pública, principalmente nos grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos, e decorrem da ingestão de doses infetantes de microrganismos patogénicos ou da presença de toxinas nos alimentos.

A maioria das toxinfeções alimentares tem a sua origem em superfícies e utensílios contaminados e na contaminação cruzada, em particular entre alimentos já cozinhados e prontos para consumo e alimentos crus, mas também em manipuladores que possam ser portadores de alguns microrganismos patogénicos.

No entanto, aqueles microrganismos que advêm da produção primária, que podem estar presentes nas matérias-primas e produtos de origem animal, devem ser também alvo de controlo e de prevenção. Assim sendo, a implementação de boas práticas é importante na prevenção da ocorrência dos riscos associados a todas as fases de produção de géneros alimentícios de origem animal.

Nesse contexto, a Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária dá conhecimento do Manual de Biossegurança de Aves de Capoeira, visando uma saúde melhor.

Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

O artigo foi publicado originalmente em DICAs.

Comente este artigo
Anterior Cristovão Ferreira conquista Prémio de Melhor Jovem Agricultor
Próximo Hungria empresta 35 M€ a Cabo Verde e quer parceria estratégica com o arquipélago

Artigos relacionados

Sugeridas

Apurados os 12 Finalistas do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola Mais Sustentável

Já estão apurados os 12 projectos finalistas da 7ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola, após reunião do Júri, que se realizou no dia 19 de Outubro. O processo de […]

Nacional

Leilão marca três décadas de evolução da pecuária

Nos últimos 30 anos a pecuária brasileira registrou seus maiores avanços produtivos. A idade de abate dos animais diminuiu de cinco para menos de três anos, […]

Sugeridas

Coligação negativa rejeita transferir tutela de animais de companhia

PCP juntou-se ao BE, PEV e a direita contra a passagem da tutela do Ministério da Agricultura para o Ambiente […]