Mais de 18 mil toneladas de produtos alimentares doados pelo setor da Distribuição Alimentar

Mais de 18 mil toneladas de produtos alimentares doados pelo setor da Distribuição Alimentar

Em 2020 foram direcionadas para doação cerca de 18.534 toneladas de produtos alimentares provenientes das cadeias alimentares que integram a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), mais 16% do que no ano anterior. Esta meta vai ser celebrada hoje no evento organizado pelo Movimento Unidos Contra o Desperdício, no Banco Alimentar Contra a Fome, que tem como objetivo reforçar o debate em torno do desperdício alimentar.

O diretor geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier, acrescenta ainda que “no ano passado foi possível evitar-se o desperdício de mais 12.300 toneladas de produtos que estavam prestes a atingir a data de validade”, mais 17% do que em 2019, através de um circuito para facilitar o consumo destes produtos em condições de segurança, nomeadamente através da identificação dos produtos com etiqueta específica e redução do preço. Estão abrangidas nesta iniciativa cerca de 1.800 lojas associadas da APED.

A APED participa neste evento enquanto membro fundador do Unidos Contra o Desperdício, um movimento cívico e nacional lançado no âmbito do Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdícios Alimentares que comemora hoje o seu primeiro aniversário com o lançamento de uma campanha de sensibilização, à escala nacional, junto do consumidor. Assente no racional da reutilização, a campanha reúne antigos filmes e cartazes publicitários das várias marcas.

Participam nesta iniciativa as 11 cadeias do setor de Distribuição Alimentar que contribuíram ativamente para os resultados alcançados na redução do desperdício alimentar: Aldi, Auchan Retail Portugal, Continente, Minipreço, El Corte Inglés, Intermaché, Lidl, Makro, Mercadona, Pingo Doce e Recheio.

O setor da Distribuição está unido no compromisso de prevenção do desperdício alimentar e muitas têm sido as boas práticas que resultam da atividade dos associados da APED no que à eficiência dos processos internos ou relação com os parceiros diz respeito.

Comente este artigo
Anterior Floresta portuguesa é a menos resiliente da Europa
Próximo Ministra da Agricultura apresenta manuais didáticos sobre a redução do desperdício alimentar

Artigos relacionados

Últimas

Live: 1º Workshop ProJovemRural: A nova PAC e os jovens agricultores

Realizou-se no passado dia 30 de março, via zoom o 1º Workshop do ProJovemRural, com a temática “A nova PAC e os jovens agricultores”. […]

Dossiers

Se mantiene la estabilidad en los precios del vacuno de carne

Esta semana se ha mantenido la estabilidad en el mercado del vacuno de carne en las principales lonjas y mercados nacionales. […]

Últimas

Ministra da Agricultura quer apostar mais na promoção de um desenvolvimento coeso do território

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, esteve na sessão de abertura da «Leader/CLLD 2019 Conference» […]