Loyant – o novo herbicida para a cultura do arroz obtém registo definitivo

Loyant – o novo herbicida para a cultura do arroz obtém registo definitivo

Esta solução inovadora para controlo de infestantes na cultura do arroz, desenvolvida pela Corteva Agriscience e distribuída em Portugal pela Lusosem, destaca-se pelo seu largo espectro de acção, elevada flexibilidade de uso e perfil favorável para o meio ambiente, o aplicador e o consumidor.

A Corteva Agriscience, empresa de referência do sector agrícola em tecnologia de sementes, protecção das culturas e agricultura digital, obtém o registo definitivo do novo herbicida Loyant®,  no âmbito do Art. 33 do Regulamento (UE) 1107/2009. Com este registo, a empresa põe à disposição dos orizicultores uma solução eficaz para controlo das infestantes na cultura do arroz, em pós-emergência, com a garantia de que respeita o meio ambiente.

Loyant® é a primeira formulação desenvolvida pela Corteva Agriscience com base na substância activa Rinskor™, membro da nova família química arylpicolinatos, constituindo um novo e alternativo modo de acção para o controlo de infestantes de folha larga, ciperáceas e gramíneas na cultura do arroz.

O seu amplo espectro de acção, a sua elevada flexibilidade de uso, assim como o perfil favorável para o ambiente, o aplicador e o consumidor, fazem do Loyant® uma ferramenta indispensável para a gestão de infestantes.

Daniel Giraldo, Category Marketing Manager em protecção das culturas da Corteva Agriscience na Ibéria, destaca a importância deste novo herbicida: “Loyant® não só é um herbicida eficaz de largo espectro, mas também é a chave para um novo mundo de possibilidades nas estratégias de controlo de infestantes na cultura do arroz, permitindo uma melhor qualidade e rendimento da colheita. Os resultados obtidos durante a campanha 2020 em Portugal, graças à autorização excepcional do produto, mostram que o Loyant® é o herbicida que os orizicultores portugueses procuravam”.

Filipa Setas, Directora de Desenvolvimento, Marketing e Inovação da Lusosem, S.A., salienta que “o Loyant® vem complementar o robusto catálogo da Lusosem na cultura do arroz. A forte Estratégia Integrada da empresa na gestão das infestantes do arroz é agora reforçada com uma ferramenta que permite reduzir o risco de desenvolvimento de resistência das infestantes aos herbicidas. A Lusosem tem uma forte presença no campo, com a qual procura apoiar técnicos e orizicultores integrando as suas soluções, métodos culturais e boas práticas na gestão parcela-a-parcela que cada vez mais é necessária.”

Gonçalo Canha, Gestor de Cultura Arroz, sementes, protecção da cultura e nutrição da Lusosem, S.A., confirma que “as campanhas de 2019 e 2020 permitiram a muitos orizicultores e técnicos conhecer o novo herbicida Loyant® e confirmar o elevado potencial no controlo de infestantes de folha larga, ciperáceas e gramíneas. A facilidade de utilização em misturas, a larga janela de aplicação e baixa dose tornam esta solução a primeira escolha na maioria dos programas de herbicidas nas três principais regiões orizícolas nacionais.”

Comente este artigo
Anterior Horticultores da Póvoa de Varzim alertam para risco do mar invadir campos agrícolas
Próximo Europa reconhece contributo das florestas

Artigos relacionados

Sugeridas

Relação dos agricultores com fisco é “agridoce” ao implicar sempre pagamentos – CAP

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal afirmou hoje que a relação do setor com o fisco é “agridoce” porque implica sempre um pagamento, acrescentando que pandemia […]

Comunicados

EDIA junta-se ao projeto “km.0” (quilómetro zero) para divulgação junto dos seus clientes

“Km.0” – Quilómetro Zero – é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Évora que juntou um conjunto de parceiros para a dinamização da produção local de produtos agroalimentares, estimulando o seu consumo em estabelecimentos de restauração […]

Dossiers

Navigator apoia Portugal na Presidência do Conselho da União Europeia 2021

A The Navigator Company – empresa que representa aproximadamente 1% do PIB nacional e exporta para cerca de 130 países no mundo – é parceira da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) 2021. […]