Live-stream: A Pecuária Extensiva Face aos Novos Desafios da PAC

Webinar sobre “A Pecuária Extensiva face aos novos desafios da PAC” junta ministros da agricultura dos dois lados da fronteira

Portugueses e espanhóis juntam-se para reflectir sobre “A Pecuária Extensiva Face aos Novos Desafios da PAC”

Pecuária extensiva dinamiza espaço rural e combate alterações climáticas

ACOS – Associação de Agricultores do Sul, em conjunto com a União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, a Federação Andaluza de Agrupamentos de Defesa Sanitária Ganadeira (FADSG) e Cooperativas Agroalimentares de Espanha, organizam, no próximo dia 5 de Novembro de 2020, das 15h00 às 18h00, o Webinar Luso-Espanhol sobre “A Pecuária Extensiva Face aos Novos Desafios da PAC”.

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes e o seu homólogo espanhol, Luis Planas Puchades aceitaram o convite para participar no webinar sobre pecuária extensiva que vai ocorrer na próxima semana, dia 5 de Novembro, numa organização conjunta da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, a União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, a Federação Andaluza de Agrupamentos de Defesa Sanitária Ganadeira (FADSG) e Cooperativas Agroalimentares de Espanha.

O evento, de participação gratuita, através de inscrição na plataforma Zoom, junta portugueses e espanhóis para refletir em conjunto sobre temáticas que preocupam agricultores e produtores pecuários dos dois lados da fronteira, relacionadas com “A Pecuária Extensiva face aos novos desafios da PAC”.

Os organizadores do evento salientam que “a pecuária extensiva é uma atividade promotora da dinamização do espaço rural, da proteção do meio ambiente e da fixação de população nas zonas de interior. A partilha conjunta de informação, à escala ibérica, deve ser encarada como uma oportunidade única para o futuro, até porque a crescente urbanização da sociedade revela um preocupante desconhecimento sobre a importância da agricultura, da pecuária e da floresta como um todo vital para a defesa da biodiversidade, para o desenvolvimento rural e para o combate às alterações climáticas. É oportuno e urgente dar a conhecer este importante sector de produção, de forma objetiva e séria, e reclamar medidas de política no âmbito da nova PAC tendo em vista a sua sustentabilidade”.

De sublinhar que o webinar surgiu na sequência do cancelamento, devido à Covid-19, de um congresso luso-espanhol agendado para Beja durante dois dias, em Novembro, sobre a mesma temática.

Este evento surge na sequência do cancelamento, devido à Covid-19, do II Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva e Desenvolvimento Rural programado para Beja nos dias 5 e 6 de Novembro. O webinar, que substitui o Congresso, mantém os grandes temas da actualidade, designadamente, a reflexão em conjunto sobre os novos desafios da PAC à pecuária extensiva. O papel da pecuária extensiva, os benefícios do pastoreio, a valorização das variedades de plantas e as raças locais, a sua capacidade de resiliência, dinamização e enriquecimento do espaço rural, são alguns dos objectivos que movem os organizadores deste evento realizado à escala ibérica.

Esta abordagem é feita entre pares, no interior do setor produtivo, mas também dirigida ao público em geral tendo em conta a necessidade de debater a autossuficiência e a segurança alimentar, a saúde, o bem-estar animal, a defesa da dieta mediterrânica e a preservação da biodiversidade. A pecuária extensiva é uma actividade promotora da dinamização do espaço rural, da proteção do meio ambiente e da fixação de população nas zonas de interior.

A decorrer no dia 5 de Novembro via plataforma zoom, o webinar tem confirmada a participação do Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, do Director-Geral do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), Eduardo Diniz, do deputado europeu Álvaro Amaro e do Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa.

Do lado de lá da fronteira ibérica está confirmada a presença de Esperanza Orellana, Directora General de Producciones y Mercados de Espanha, da deputada europeia Clara Aguilera, do representante das cooperativas agroalimentares de Espanha, Angel Pacheco, e do representante da FADSG, Agustín Gonzalez.

Programa

Apresentador Geral – Isabel Martins – Revista Vida Rural

Abertura

– Organização Portugal – Rui Garrido (ACOS)
– Organização Espanha – Agustín Gonzalez (FADSG)

Sessão 1 – Estado Actual da PAC no Contexto da Pecuária Extensiva (40 minutos)

Portugal – Eduardo Diniz – Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (Ministério da Agricultura)
Espanha – Esperanza Orellana (Directora General de Producciones y Mercados de Espanha)
Perguntas dirigidas por escrito (10 minutos)

Sessão 2 – Participação e Perspectiva dos Eurodeputados (40 minutos)

Portugal – Álvaro Amaro
Espanha – Clara Aguilera
Perguntas dirigidas por escrito (10 minutos)

Sessão 3 – Comentários à nova PAC (40 minutos)

Portugal – Eduardo Oliveira e Sousa (CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal)
Espanha – Angel Pacheco (Cooperativas Agroalimentárias de Espanha)

Sessão de Encerramento (20 minutos)

Portugal – Ministra da Agricultura – Maria do Céu Antunes
Espanha – Ministro de Agricultura, Pesca y Alimentación – Luis Planas Puchades
Comente este artigo
Anterior Live-stream: Fórum de Sustentabilidade Navigator 2020 - Capital Natural, Valor para os Negócios, a Natureza e a Sociedade
Próximo Apresentações do Workshop Identificar desafios da produção de bovinos de carne em Portugal e partilhar soluções através da rede BovINE

Artigos relacionados

Últimas

Brasil anuncia 42,4 mil milhões de euros em crédito para apoiar produtores rurais

O Governo brasileiro lançou na terça-feira o Plano Safra 2021/2022, com 251,22 mil milhões de reais (42,4 mil milhões de euros) em créditos para apoiar a produção agropecuária nacional […]

Nacional

Resumo do mercado mundial do abacate

A produção de abacate está a passar do hemisfério sul para o do norte. Em Espanha a temporada começou recentemente com a colheita dos primeiros abacates “Bacon” em Málaga e Granada. […]

Notícias mercados

Conselho Europeu aprova acordo comercial com China que abrange vinho do Porto

Os 27 países membros da União Europeia aprovaram hoje um acordo com a China sobre indicações geográficas protegidas (IGP) para produtos […]